terça-feira, 3 de abril de 2018

Contra o racismo


39 poemas & contos


https://drive.google.com/open?id=16OUdTcf4wFuWgLe0YgrjvJG8VYpRaVJ0
 Autores: finalistas do Concurso nacional de poesia e conto contra o racismo
Ilustração: Fidel Évora
Edição ACM, I.P. - Alto Comissariado para as Migrações, I.P.
Lisboa, 2014
Martin Luther King e Nelson Mandela são duas referências maiores na luta da  igualdade, contra o racismo. No entanto, este combate não se faz apenas com referências. Faz-se diariamente e está dependente da iniciativa de cada um de nós. O racismo só existe quando a sociedade permite, quando se tem uma atitude passiva perante a desigualdade e a diferença.
Este livro mescla a arte da escrita com os direitos humanos e a luta pela igualdade. É uma síntese de centenas de contos e poemas escritos no Concurso Nacional de Poesia e Conto Contra o Racismo.
Participar do júri proporcionou uma leitura gratificante. Numa fase posterior representou uma escolha muito difícil acerca dos poemas e contos que poderiam fazer parte deste livro. Foi uma árdua tarefa. Cada texto era um texto vencedor, era um texto que sensibilizava contra o racismo e a discriminação, era escrita ao serviço da igualdade.
Agora, cumpre ao leitor duas excelentes tarefas e prazeres: ler e refletir.

Gustavo Behr
Conselheiro da Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) e jurado do Concurso Nacional de Poesia e Conto contra o Racismo

Sem comentários: