segunda-feira, 30 de abril de 2018

Dia Internacional do Jazz 2018


30 de abril



Cartaz de Phnom Penh, Camboja


Cartaz de Nicósia, Chipre


Cartaz de Siracusa, Itália


Krasnodar, Rússia


Cairo, Egito




Mais cartazes de todo o mundo sobre a efeméride podem ser encontrados AQUI.






A UNESCO orgulha-se de celebrar o 7º Dia Internacional do Jazz em 30 de abril de 2018. Este é um dia para homenagear o jazz e o seu legado duradouro, bem como para reconhecer o poder dessa música para unir as pessoas.

O jazz tem as suas raízes na luta pela liberdade e resistência contra a opressão. Esta música, com os seus vários estilos, foi abraçada e integrada em inúmeras culturas, transformando-se em novas formas de expressão, ressoando infinitamente a diversidade da música e do som em todo o mundo. A miríade de maneiras pelas quais o jazz foi inserido no tecido das culturas locais, nacionais e indígenas atesta a sua importância. Falou e continua a falar a pessoas de todas as origens linguísticas, políticas e económicas, na medida em que segue a sua trajectória original de expressão da liberdade, dignidade e direitos humanos.

A mensagem para a liberdade está enraizada no núcleo dessa música, que é definida pela improvisação. A capacidade de os músicos se unirem e ouvirem, tocarem e trocarem arte através dessa expressão fluente reflete o espírito dos movimentos de liberdade em todo o mundo. Como o grande artista de jazz Wayne Shorter frequentemente diz: "Acontece no jazz o que acontece na vida: não se pode ensaiar o desconhecido". O jazz enfatiza a beleza de viver o momento, ter a coragem de correr riscos, não apenas consigo mesmo, mas também com os outros, para explorar as águas indefinidas, muitas vezes obscuras, do que é possível ou mesmo inimaginável pelo indivíduo e pelo coletivo.

Hoje, o Dia Internacional do Jazz é celebrado em mais de 190 países. Músicos, organizadores de eventos, professores, estudantes e fãs de jazz são mobilizados em todo o mundo com eventos que vão desde pequenos shows a apresentações de vários dias. As atividades serão provenientes de escolas, museus, centros comunitários, universidades, cafés e clubes de jazz.

Este ano, a cidade de São Petersburgo é a Cidade Anfitriã Global. Esta cidade deu origem ao jazz russo no início dos anos 20, com a academia e o establishment a abraçar totalmente a música desde o início, levando ao estabelecimento do primeiro Philharmonic Hall do país.

Em São Petersburgo, haverá oficinas, master classes, exibições de filmes, performances e shows com estudantes russos de todo o país. O All-Star Global Concert reunirá artistas de todo o país, da região e do mundo, criando uma mistura única de música que certamente servirá para um evento memorável com lendas como o Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock, e o artista de jazz russo Igor Butman.

A UNESCO tem o prazer de colaborar com o Instituto de Jazz Thelonious Monk, a cidade de São Petersburgo, e a Fundação Igor Butman para a celebração deste ano do Dia Internacional do Jazz.

É minha esperança que se possa juntar a nós, e que juntos possamos celebrar este importante dia, que pode aproximar-nos mais uma nota.

Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO
Mensagem no Dia Internacional do Jazz de 2018





Veja o All-Star Global Concert, de São Petersburgo, Rússia




2018 GLOBAL ALL-STARS


Sem comentários: