sexta-feira, 6 de abril de 2018

O postal ilustrado e a propaganda na Grande Guerra


RTP Ensina





Quando a Alemanha declarou guerra a Portugal, o país unificou-se e mobilizou-se (foram recrutados todos os portugueses entre os 20 e os 45 anos, sem exceção) e a imprensa criou discursos ora inflamados, ora caricaturais sobre a realidade da época. 

No contexto da Grande Guerra, o postal ilustrado, para além da sua função tradicional - ser instrumento de comunicação -, surge como um veículo de patriotismo e de divulgação das posições aliadas. 


Colorido com fio de seda ou apenas ilustrado, este pequeno formato transforma-se num moda que espalha ideias e imagens, multiplica o discurso, e cresce ao longo da Grande Guerra chegando a circular mais de 70 milhões de exemplares por ano.
Exaltam-se os países aliados, as velhas alianças. Erguem-se e desfraldam-se bandeiras, mesmo que por vezes estas conduzam ao engano como aconteceu muitas vezes com as imagens produzidas fora de Portugal. Em muitos, o país surgia representado não com a bandeira republicana, mas com o velho estandarte azul e branco da monarquia.

 

Sem comentários: