sexta-feira, 30 de outubro de 2020

MIBE |




Lançado pela International Association of School Librarianship (IASL) em 2007, o MIBE é celebrado internacionalmente durante o mês de outubro e interliga duas questões cruciais para as bibliotecas escolares: o tema do MIBE, um tema atual que espelha os tempos que vivemos e aponta caminhos futuros, e a mensagem que a biblioteca escolar quer transmitir para valorizar e promover a sua missão.

Assim, o tema do MIBE 2020, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar , leva-nos a refletir sobre os diversos âmbitos do que se entende por bem-estar, bem como sobre a relação que existe entre livros, leitura, saúde e bem-estar e, consequentemente, abre caminhos para pensarmos como pode a biblioteca escolar ajudar os alunos a tornarem-se “responsáveis e conscientes de que os seus atos e as suas decisões afetam a sua saúde, o seu bem-estar e o ambiente” .

No entanto, o mês de outubro é também uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho – muitas vezes invisível - que as bibliotecas escolares desenvolvem nas escolas. Para além das pequenas frases e gestos diários que, continuamente e em todas oportunidades, os professores bibliotecários empregam para mostrar à sua comunidade que têm um papel relevante [...], os cartazes produzidos especialmente para esta ocasião trazem para o espaço público mensagens visuais que contam uma história genuína e singular. Divertidos ou sóbrios, requintados ou estilizados, reafirmam a missão da biblioteca escolar.

Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)








Sem comentários: