sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Capacitação Digital do Corpo Docente



 
Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos:
com oito níveis de proficiência e exemplos de uso
Tradução de Margarida Lucas e António Moreira



Download




"A investigação do Joint Research Centre (JRC) sobre Aprendizagem e Habilidades para a Era Digital teve início em 2005 com o objetivo de fornecer apoio político com base em evidências à Comissão Europeia e aos Estados Membros para aproveitar o potencial das tecnologias digitais para inovar práticas de educação e formação, melhorar o acesso à aprendizagem ao longo da vida e lidar com o aparecimento de novas habilidades e competências (digitais) necessárias para o emprego, desenvolvimento pessoal e inclusão social. Mais de 20 grandes estudos foram realizados sobre essas questões com mais de 100 publicações diferentes. 

O Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos1, também conhecido como DigComp, oferece uma ferramenta para melhorar a competência digital dos cidadãos. O DigComp foi desenvolvido pelo JRC como um projeto científico e através de uma consulta intensiva das partes interessadas, em primeiro lugar em nome da DG EAC2 e, mais recentemente, em nome da DG EMPL3. Publicado pela primeira vez em 2013, o DigComp tornou-se uma referência para o desenvolvimento e planeamento estratégico das iniciativas de competências digitais tanto a nível europeu como a nível dos Estados-Membros. Em junho de 2016, o JRC publicou o DigComp 2.0, atualizando a terminologia e o modelo conceptual, bem como apresentando exemplos da sua implementação a nível europeu, nacional e regional4.

A versão atual é identificada como DigComp 2.1 e centra-se na ampliação dos três níveis iniciais de proficiência para uma descrição mais fina de oito níveis, bem como fornece exemplos de uso para esses oito níveis. O objetivo é apoiar as partes interessadas com a implementação posterior do DigComp. (…)”

Excerto do Prefácio

Sem comentários: