domingo, 1 de março de 2020

O cinema como forma de reflexão: Inclusão




Palestras Temáticas 


O cinema tem mais de um século, mas continua sendo jovem, dinâmico, inovador e cativante como foi desde seu começo. Portanto utilizá-lo com finalidade além do mero entretenimento é uma forma de aproveitar uma ferramenta poderosíssima, afinal vivemos numa sociedade cada dia mais imagética na qual a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” é comprovada diariamente. (MODRO, Nielson R. Cineducação. Usando o cinema na sala de aula. Joinville: Editora Univille, 2006, p. 127).


Na passada sexta-feira, dia 28 de fevereiro, os alunos de duas turmas de 11º ano (2º TAS e 11º D) deslocaram-se à Biblioteca para assistir a mais uma palestra temática da Dra Anabela Oliveira, da UTAD, no âmbito do Programa Cientificamente Provável. Desta vez, a “Inclusão” foi o tema escolhido - a inclusão de meninos fisicamente incapacitados, por causa da paralisia cerebral, a inclusão de meninos que revelam uma diferente expressão de género, a inclusão de noivas-crianças oriundas de famílias de parcos recursos forçadas a um casamento precoce com homens adultos.

Três interessantes (e comoventes) curtas metragens deram o mote à discussão/reflexão sobre a inclusão e a sua outra face, a exclusão: a curta-metragem de animação, prémio Goya 2014, “Cordas”, de Pedro Solís Garcia; o videoclip de “The Light”, do primeiro álbum da banda francesa Hollysiz, cuja vocalista é a cantora e atriz Cécile Cassel; e a curta-metragem “Cellmate”, do realizador iraniano Behzad Khodaveisi, vencedora na categoria de ficção, no Farcume 2019 – Festival Internacional de curtas-metragens de Faro.









As 3 curtas metragens que deram o mote à palestra temática sobre Inclusão:


1. Cordas, de Pedro Solís Garcia 








2. "The Light", videoclip da 
banda francesa Hollysiz

Os protagonistas do videoclip realizado por Benoît Pétré são Marie Denarnaud, Alexis Manenti e Kolia Abiteboul.
 

Clip : Hollysiz - The Light
Com: Marie Denarnaud / Alexis Manenti / Kolia Abiteboul
Realização : Benoît Pétré
Produção : MAJA FILMS





Album 'Come Back to Me" (2013)




3. "Cellmate", do realizador iraniano Behzad Khodaveisi









Sem comentários: