domingo, 15 de março de 2020

Joker, um filme que é apenas um sucesso comercial ou também um tratado sobre doenças mentais?



+Leitur@s


Cartaz do Filme

Título original:Joker
Género:Drama, Thriller
Classificação:M/14
Outros dados:EUA/CAN, 2019, Cores, 122 min.


Sinopse
Gotham City, início da década de 1980. Habituado ao desprezo dos seus semelhantes, o comediante Arthur Fleck esforça-se por arrancar sorrisos aos poucos espectadores que ainda lhe restam. Amargurado e emocionalmente desequilibrado, é obrigado a comparecer a reuniões periódicas com uma assistente social para avaliação psicológica. Um dia, após ter sido despedido da agência de talentos onde trabalhava, é barbaramente agredido. Nesse momento, a sua já ténue lucidez desintegra-se numa raiva descontrolada. É assim que, das profundezas da sua mente atormentada, surge o psicopata impiedoso que será conhecido pelo nome de Joker, e que se tornará no grande antagonista de Batman. 
Merecedor do Leão de Ouro na 76.ª edição do Festival de Veneza, um "thriller" dramático sobre a solidão, com realização de Todd Phillips ("Dias de Loucura", saga "A Ressaca" ou "Os Traficantes"), segundo um argumento seu e de Scott Silver. A dar vida a Joker, o emblemático vilão da DC Comics, está Joaquin Phoenix. Zazie Beetz, Frances Conroy, Brett Cullen, Marc Maron, Bill Camp, Shea Whigham, Glenn Fleshler, Douglas Hodge, Brian Tyree Henry e Robert De Niro assumem as personagens secundárias. PÚBLICO



Inês Meneses e Pedro Mexia comentam o Joker no podcast PBX, do Expresso:


Joker, o filme de Todd Phillips leva a acesas discussões: gratuito, panfletário, ambivalente? Ou um filme em que o ator é maior que todo o enredo de New York Gotham City? As cartas na mesa com um Joker para distribuir. A memória do tradutor e poeta José Bento paira sobre esta edição em que se descobre Marika Hackman. E no fim, um doce que não perdeu validade .





PBX - Podcasts Expresso, 31.10.2019



Sem comentários: