domingo, 4 de setembro de 2022

O que é o Acesso aberto /Open access?

 

Por “acesso aberto” entende-se a sua disponibilidade gratuita na Internet pública, permitindo que qualquer usuário leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou a use para qualquer finalidade legal, sem qualquer custo financeiro, legal ou técnico e sem barreiras, além daquelas que são inseparáveis ​​dos envolvidos no acesso à própria Internet.





Acesso aberto (em inglês, Open Access , OA) é o acesso livre à informação e uso irrestrito de recursos digitais por todas as pessoas. Qualquer tipo de conteúdo digital pode ser publicado em acesso aberto: desde textos e bases de dados até softwares e suportes de áudio, vídeo e multimedia. Embora a maior parte do conteúdo digital disponível seja composta exclusivamente por texto, cada vez mais recursos combinam texto com imagens, bancos de dados e arquivos executáveis. O acesso aberto também pode ser aplicado a conteúdo não académico, como música, filmes e romances.

Uma publicação pode ser lançada em acesso aberto se atender às seguintes condições:
  • O seu conteúdo pode ser acessado de forma livre e universal, sem custos para o leitor, pela Internet ou por qualquer outro meio;
  • O autor ou titular dos direitos autorais concede, irrevogavelmente e por um período ilimitado de tempo, a todos os usuários potenciais, o direito de usar, copiar ou distribuir o conteúdo, com a única condição de que o devido crédito seja dado ao seu ator;
  • A versão completa do conteúdo foi depositada, em formato eletrónico apropriado, em pelo menos um repositório de acesso aberto reconhecido internacionalmente como tal e comprometido com o acesso aberto.


Sem comentários: