terça-feira, 6 de setembro de 2022

Recursos educativos abertos (REA)

 




















Por que criar novos materiais quando há muitos recursos já criados? Por que não partir de materiais existentes e melhorá-los, atualizá-los, traduzi-los, usar uma parte deles, combiná-los com outros e redistribuí-los?

Quando em 1676 Isaac Newton escreveu a famosa frase "Se vi mais longe é porque me apoiei nos ombros de gigantes" numa carta endereçada a Robert Hooke, ele transmitiu-nos a ideia de que o conhecimento que havia gerado era baseado no conhecimento fornecido por outros cientistas antes dele.

Hoje em dia, e graças aos grandes avanços da tecnologia, é mais fácil do que nunca criar conteúdos digitais, partilhá-los e localizá-los nas redes. De facto, os professores frequentemente recorrem à Internet para encontrar recursos para incluir nos materiais ou usar em sala de aula: um vídeo para projetar, uma imagem para ilustrar, algumas tarefas para oferecer aos alunos, uma sequência didática para desenvolver em sala de aula ... Quem nunca pensou: "Com certeza que alguém já criou algo parecido com o que eu preciso"?





E com certeza já. Mas tem uma licença que lhe permite usá-lo? E se o puder usar, tem que pagar alguma coisa? E se for gratuito, pode modificá-lo para usar na sua sala de aula? Falamos em usar materiais já criados, mas é fundamental adaptá-los ao nosso contexto, aos nossos alunos, à nossa forma de organizar as aulas.

Nesse sentido, os recursos educacionais abertos (REA) garantem-mos a possibilidade de ter acesso gratuito e materiais de modificação de forma totalmente gratuita.


Mas o que são recursos educacionais abertos? 

Os recursos educativos abertos (REA) são materiais de aprendizagem, ensino e investigação, em qualquer formato e suporte, de domínio público ou protegidos por direitos de autor e que tenham sido publicados sob licença aberta que permite o acesso a os mesmos, bem como a sua reutilização, reconversão, adaptação e redistribuição sem custos por terceiros. Recomendação sobre Recursos Educativos Abertos (REA), UNESCO, 2019.

Três características principais derivam desta definição:
  • São educativos. Usados no ensino, aprendizagem ou pesquisa.
  • São gratuitos. Não implicam qualquer custo para quem os acede.
  • São de domínio público ou a sua licença permite a sua modificação (importante, nem todas as licenças permitem).

No entanto, além destes requisitos básicos para considerar um material como REA, três outros aspetos importantes devem ser atendidos, para que possam realmente ser utilizados e modificados por todos:

  • Conteúdo acessível. Devem respeitar as diretrizes de acessibilidade recomendadas para que usuários com diferentes habilidades possam acessá-los. Quanto mais pessoas puderem acessar e consultar esses recursos, mais abertos eles estarão.
  • Facilmente editável. Devem ser criados ou editáveis ​​com uma ferramenta gratuita, simples e multiplataforma, como o eXeLearning, oferecendo em qualquer caso o código fonte do material. Quanto mais fácil for o processo de edição, mais aberto será o recurso (consulte Avaliando ferramentas de edição de REA: o modelo ALMS).
  • Materiais inovadores. Se o objetivo dos REA é criar ou modificar um recurso para compartilhá-lo com toda a comunidade e que outros professores possam utilizá-lo, adaptá-lo e redistribuí-lo, agreguemos valor, forneçamos um material que melhore a educação em qualquer um dos sentidos. Nas palavras de Pablo Nimo, “os recursos educacionais abertos nunca estarão ao serviço do habitual, são uma ferramenta de mudança e inovação”.






Existem muitos recursos gratuitos (imagens, vídeos, áudios...) que podemos disponibilizar para uso em aula ou para os incorporar nos nossos materiais, cumprindo os requisitos da sua licença. Existem também sequências didáticas criadas por professores para sua sala de aula e que decidem compartilhá-las com outros, ou oferecidas por meio de projetos institucionais para a criação de REA. 

Esses recursos educacionais abertos disponíveis para uso em sala de aula devem ser materiais de qualidade (ver lista de controle de qualidade de um REA ) que favoreçam os processos de ensino e aprendizagem, e que facilitem a sua adaptação e aprimoramento. Além disso, esse processo de uso, revisão e modificação de materiais favorece a comunicação e a colaboração entre os professores e a criação de redes.
[...]
Nem sempre precisamos de criar materiais do zero. Podemos usar e melhorar os existentes. E se os criarmos, vamos compartilhá-los para que os professores interessados ​​possam usá-los e adaptá-los. A disponibilização de REA de qualidade promove a atualização, revisão e adaptação contínuas dos materiais educativos, promovendo uma melhoria inquestionável dos processos de ensino-aprendizagem, a criação de redes de colaboração docente e a educação inclusiva ao alcance de todos.

Este artigo é uma tradução da adaptação do original publicado no #TDE Blog da Junta de Andalucía em que o CEDEC participa como conselheiro, fazendo parte da Equipe #TDE-Andalucia.
As ilustrações foram traduzidas para Português pela PB da Biblioteca da Camilo.

Sem comentários: