quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Dia Internacional da Literacia

 

















O contexto global em rápida mudança assumiu um novo significado nos últimos anos, dificultando o progresso dos esforços literários globais. Após a pandemia, quase 24 milhões de alunos podem nunca regressar à educação formal, dos quais 11 milhões devem ser meninas e mulheres jovens. Para que ninguém fique para trás, precisamos de enriquecer e transformar os espaços de aprendizagem existentes por meio de uma abordagem integrada e possibilitar a capacitação literácica na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida.

O Dia Internacional da Literacia deste ano será comemorado mundialmente sob o tema Transformando os Espaços de Aprendizagem da Literacia será uma oportunidade para repensar a importância fundamental dos espaços de aprendizagem da literacia para construir resiliência e garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos.






Vídeo da UNESCO, em que se realçam algumas estatísticas sobre as desigualdades de acesso à educação e os efeitos que a Pandemia Covid 19 veio acentuar ao nível da literacia digital. A mensagem apela ainda à reflexão sobre a necessidade de repensar, enriquecer e transformar os espaços de aprendizagem com o intuito de garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva para todos.


Sem comentários: