quarta-feira, 14 de setembro de 2022

A definição de 'museu' foi atualizada

 


















Uma votação quase unânime dos membros do Conselho Internacional de Museus (ICOM) substituiu oficialmente sua definição de “museu” por uma mais contemporânea. A nova definição introduz termos como “acessibilidade”, “inclusividade”, “diversidade” e “comunidade”, marcando uma conceção mais horizontal e democrática do museu moderno.

A definição de museu do ICOM foi atualizada pela última vez em 2007 durante os trabalhos da Assembleia Geral em Viena. Mas desde 1974, as modificações na definição do ICOM têm sido relativamente pequenas e fragmentadas. Na íntegra, a nova definição agora diz:

Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe património material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e comunicam de forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento.

Nesta nova definição, destaca-se que o museu, além de “aberto ao público”, é “acessível e inclusivo”, com o objetivo declarado de facilitar a “diversidade e sustentabilidade”. Para o novo museu, “património tangível e imaterial” é “colecionado”, não “adquirido”; “interpretado”, não “explicado” ou “comunicado”. A razão de ser do museu é formulada como “reflexão e partilha de conhecimento” sobre “estudo”. Cada uma dessas mudanças subtis sinaliza que o mundo dos museus está a mover-se em direção a um modelo em que ocupa um nó numa rede mais nivelada de pessoas e instituições, em vez de uma posição neutra de autoridade e significado privilegiados.

Legalmente, a definição do ICOM geralmente determina as definições que os governos nacionais usam. Isso, por sua vez, pode influenciar o modo como as organizações são tributadas, que financiamento estão qualificadas para receber e se recebem status de proteção patrimonial.




📌 Explore a visita virtual 360º nas galerias do Museu Calouste Gulbenkian.

Objetos do Antigo Egito, do Oriente Islâmico ou obras de artistas como Rembrandt, Turner, Monet, Rodin ou René Lalique são alguns dos destaques de uma das mais importantes coleções particulares de arte internacional, reunida em vida por Calouste Gulbenkian.

A visita virtual exige um consumo elevado de dados, recomendamos que não sejam utilizados dados móveis.


Sem comentários: