segunda-feira, 5 de setembro de 2022

A rubrica de avaliação

 









A rubrica é um instrumento (com bons níveis de precisão) que nos ajuda como professores a avaliar a aprendizagem dos nossos alunos. No sentido prático, a rubrica é uma tabela que permite decompor os níveis de desempenho dos alunos em relação a um determinado aspeto usando critérios específicos de desempenho. 

Por ser um instrumento (que é entregue ao aluno antes de realizar uma atividade de avaliação), utilização de uma rubrica em sala de aula permite que professores e alunos identifiquem de forma clara e antecipada a relevância dos conteúdos, bem como os objetivos esperados dos trabalhos académicos solicitados. Através da rubrica, é possível avaliar o desempenho do aluno desmembrando as suas componentes para obter uma nota final. Para além disso, é uma ferramenta extremamente útil para identificar pontos fortes e fracos e permitir que os alunos saibam o que precisam de melhorar. Em suma, com a rubrica, os alunos sabem o que o professor espera do seu desempenho académico e, simultaneamente, têm um instrumento que os orienta e os desafia.


Ferramentas, fáceis de usar e gratuitas, para a criação de rubricas. 


1. RubricBuilder. O RubricBuilder agora está disponível para todos os usuários (de Macintosh e PC) com base numa solicitação da web. Permite oferecer atualizações de currículo e melhoramento de programas sem reeditar CDs, economizando tempo, frustração e custos de envio.

2. RubiStar. Permite criar e consultar rubricas de outros usuários. Os usuários registrados podem salvar e editar rubricas online e acessá-las em qualquer lugar (escola, casa, ...).

3. Rcampus. iRubric é um sistema interativo de construção, partilha e classificação de rubricas capaz de medir os resultados de aprendizagem dos alunos, bem como muitas outras necessidades de avaliação. Educadores e administradores podem monitorizar e relatar com eficiência o progresso dos alunos em tempo real.

4. RubricMaker. Facilita a elaboração de rubricas classificadas por níveis de ensino e disciplinas. O texto é totalmente editável para se poder personalizar de acordo com as necessidades.

5. Roobrix. É uma ferramenta que ajuda os educadores a evitar erros de classificação ao pontuar rubricas. 



Sem comentários: