segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Ebook | A política de manipulação das redes sociais

 




















Download | 


A desinformação, ou a introdução intencional de informações falsas com o propósito de causar danos, lembra as infames operações de interferência estrangeira nos sistemas dos media nacionais. Os protestos sobre notícias falsas, ou histórias duvidosas com armadilhas de notícias, coincidiram com a introdução de novas tecnologias de media que interrompem a publicação, distribuição e consumo de notícias – desde os chamados jornais de boatos de há séculos atrás até à recente blogosfera.

A designação de uma notícia como falsa, que tem uma história sombria, associada a regimes autoritários ou a estilos populistas, diminui a reputação dos “media de elite” e o valor de verdades inconvenientes. Numa série de estudos empíricos, usando métodos digitais e jornalismo de dados, os autores investigam até que ponto as redes sociais permitiram a penetração de operações estrangeiras de desinformação, a ampla publicação e disseminação de conteúdo duvidoso, bem como comentaristas com consideráveis ​​seguidores que atacam os grande media como falsos.

Rogers, R., & Niederer, S. (Eds.). (2020). A Política de Manipulação de Mídias Sociais. Imprensa da Universidade de Amsterdã. https://doi.org/10.2307/j.ctv1b0fvs5



Sem comentários: