sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Retratos da ruralidade



+ Leitur@s




"Mulheres na Praia". Pintura de Júlio Pomar





Júlio Pomar nasceu em 10 de janeiro de 1926. Figura central do neorrealismo, Pomar pinta esta tela, em exposição na Coleção Moderna, em 1950, numa altura em que se dedica, maioritariamente, a retratar a ruralidade portuguesa.

Focando-se nas mãos e pés nus, símbolos de pobreza e trabalho, Pomar cria uma composição com blocos geométricos, formas típicas do movimento neorrealista, que marcou a cultura portuguesa a partir do final dos anos 40 e de que Pomar foi expoente máximo no campo da pintura. 

Influenciado pela contribuição teórica de Mário Dionísio, que defendia para o artista ou agente cultural uma "atitude marxista" e não um formulário estético rígido como encontramos no realismo socialista soviético, o neo-realismo de Pomar consolidou-se numa pintura de influência expressionista (ou sobretudo do pós-impressionismo de van Gogh) e muito marcada pelo Picasso pós-"Rappel à l’Ordre" (e que cruzará nos anos 30 e 40 a herança cubista com o surrealismo). Estas influências eram absorvidas através de leituras e do contacto com reproduções, uma vez que a deslocação ao estrangeiro era para muitos da jovem geração neo-realista, incluindo Pomar, um desejo ainda por concretizar. 

Museu Calouste-Gulbenkian





Sem comentários: