quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Como os Diretores podem promover a leitura autónoma







Evan Robb // 10 / jan / 2018


Para promover um ambiente de leitura autónoma numa escola, é preciso gostar de ler. Eu gosto, mas não foi semre sim.




Quando eu era criança, era especialista em evitar a leitura. Eu era versado em todos os truques - de fingir ler um livro a encontrar resumos de livros. Tive a sorte de ter pais que me apoiaram e me incentivaram a crescer como leitor, e o incentivo funcionou. Mas a pergunta a fazer é: e os alunos que não têm famílias ou professores que os apoiem no seu crescimento como leitores? Muitos nunca desenvolvem uma vida pessoal de leitura. Aprendi que, enqunato diretor, na minha escola posso promover e criar um ambiente propício ao apoio da leitura autónoma. O conhecimento dos meus truques para a evitar guiou a minha colaboração com a equipa de professores e ajudou-me a comunicar o que precisa de ser implementado numa escola para reunir todos em torno da leitura autónoma.

Como adulto, a minha vida pessoal e profissional de leitura sustentou o meu desejo de aprender e ler continuamente por prazer. Valorizo ​​o facto de poder escolher o que ler, reler trechos que falam comigo e falar sobre livros e artigos com amigos e colegas. Para promover uma cultura de leitura autónoma, o diretor deve ajudar os professores a sentir-se à vontade para reservar um tempo para a leitura autónoma na escola. Além disso, o diretor deve mostrar o quanto valoriza a leitura, tornando a biblioteca da escola num local convidativo, com espaços confortáveis ​​para os alunos lerem.

A pesquisa apoia o benefício da leitura autónoma e continua a ser importante para os educadores tomarem decisões consistentes com a pesquisa e as melhores práticas. Através da leitura, os alunos ampliam o conhecimento e o vocabulário de base. Porém, mais importante, os alunos obtêm prazer com a leitura - prazer em entrar e viver a vida em diferentes mundos e culturas, bem como em entrar na vida de uma personagem. O prazer dos alunos é óbvio quando eu visito uma aula e observo uma leitura autónoma. No entanto, muitas vezes me pergunto se as escolas estão a adotar a leitura autónoma e a torná-la parte integrante da cultura da escola.

Juntamente com a minha crença na pesquisa, também acredito no bom senso. Para desenvolver habilidades e conhecimentos em qualquer âmbito na vida, precisamos de praticar. Qualquer desporto, do golfe ao basquete, requer prática, e a prática melhora o desempenho. Se os alunos se querem tornar melhores leitores, faz sentido que a prática faça parte da equação de melhoria. Uma combinação de leitura autónoma e leitura instrucional diferenciada e bem planeada pode melhorar as habilidades de leitura. Ser um excelente leitor e escritor é necessário para a faculdade e a preparação para a carreira. Além disso, é importante lembrar que os alunos que leem abaixo do seu nível de ensino precisam de ler mais do que seus colegas que são leitores proficientes e avançados. 

Eu sou defensor da leitura autónoma. Acredito que o diretor define o tom através de expectativas claramente comunicadas e palavras de inspiração. Mais abaixo apresento seis maneiras pelas quais um diretor pode incentivar e promover a leitura autónoma para todos, incluindo a equipa!


  • Faça uma verificação do local, se é novo na escola. Todos os professores estão a incentivar a leitura autónoma? Está a ser incentivada junto dos alunos? Os alunos estão a ler autonomamente na escola?


  • Comunique o valor da leitura autónoma. Conheça os professores que acham que podem ter problemas com a administração se os alunos estiverem a ler de forma autónoma.


  • Invista na biblioteca da sua escola. Se valorizamos os livros e a leitura, é necessário gastar  dinheiro com o orçamento da escola para ampliar as bibliotecas centrais das escolas.


  • Peça aos alunos que selecionem livros para leitura autónoma. Os alunos têm oportunidades de "praticar" as estratégias e habilidades que ensaiaram durante a leitura instrucional e aplicá-los aos materiais por conta própria? A seleção automática de livros dá aos alunos o controle do que leem, o que, por sua vez, desenvolve a autoconfiança, o gosto literário e o desejo de repetir a experiência agradável.


  • Certifique-se de que a leitura autónoma seja agradável! Conheço professores novos da minha escola que evitam promover a leitura autónoma porque não sabem como responsabilizar as crianças. Alguns acham que eu posso ver a leitura autónoma como um mau uso do tempo das aulas. Nem está correto.


  • Modelo de leitura autónoma! Os professores que leem na frente dos alunos enviam essa poderosa mensagem aos alunos: como adulto, valorizo ​​tanto a leitura que leio em voz alta todos os dias.

A sua escola está a fazer um esforço conjunto para promover a leitura autónoma? Desafio-o (a) a trabalhar com sua equipa para criar uma cultura em que todos os alunos da sua escola tenham sempre consigo um livro de leitura autónoma! Ao incentivar as crianças a ler livros acessíveis sobre tópicos que amam e desejam saber mais, você desenvolve a sua motivação para ler.

A leitura autónoma deve ocorrer na escola e fora dela. Sugiro trinta minutos de leitura autónoma por noite, e essa deve ser a principal tarefa de trabalhos de artes de idiomas. Durante a semana escolar, tente reservar dois dias por semana para que os alunos concluam a leitura autónoma na escola. A leitura na sala de aula é valiosa porque aumenta a resistência dos alunos, a capacidade de se concentrar e de se perder num livro. O diretor precisa de comunicar isso!

Lembre-se : se a equipa se concentrar em como responsabilizar os alunos pela leitura ou como punir os que não leem, os seus esforços fracassarão. Encontre maneiras diferentes, criativas e motivadoras de aumentar a leitura. Você pode fazer com que os alunos apresentem uma breve palestra mensal sobre livros e insiram livros completos num registro de leitura. Se a sua equipa está presa numa mentalidade fixa de responsabilidade pela leitura autónoma, trabalhe com ela para encontrar soluções mais positivas, como vlogs, blogs, trailers de livros ou palestras sobre livros.

Estou a pedir um compromisso com a leitura. Como líder de escola, diretor de departamento ou professor de sala de aula, o que você valoriza, comunica e prioriza é como um resfriado: pegar. O meu desafio e o desafio que todos os diretores enfrentam é garantir que os alunos tenham uma leitura autónoma dos livros selecionados na escola e em casa!

Referênca:
Evan Robb. How Principals Can Foster Independent Reading. 10 janeiro de 2018. Disponível em: http://edublog.scholastic.com/post/how-principals-can-foster-independent-reading. Consultado em 27 desembro de 2019.

Sem comentários: