sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Miúdos a Votos: Tempos de Antena








A lei eleitoral do nosso país prevê tempos de antena na rádio e na televisão para todos os candidatos, assegurando assim que todos os partidos têm igualdade de oportunidades para transmitir a sua propaganda. Seguindo o mesmo princípio, o Miúdos a Votos terá tempos de antena, a transmitir na Rádio Miúdos, a partir de 20 de fevereiro. Cada tempo de antena terá o máximo de um minuto e meio.

Para que todos os livros tenham pelo menos um tempo de antena, a Biblioteca deverá indicar, até ao final da próxima semana, 24 de janeiro, os livros sobre os quais os alunos envolvidos no projeto vão gravar podcasts. A ideia é que a Visão Júnior consiga programar as reportagens de forma a visitar o maior número de escolas possível. O prazo limite de envio das gravações é até 3 de fevereiro.

Se houver mais do que uma gravação para o mesmo livro, só uma passará na Rádio Miúdos. Antes do início da campanha eleitoral na rádio, a VISÃO Júnior divulgará um calendário dos tempos de antena, de forma a que os alunos possam ouvir o seu trabalho. A grelha de transmissão será enviada para as escolas e divulgada nos canais online da Visão Júnior, RBE, PNL e Rádio Miúdos.

👉Dicas sobre como gravar em boas condições técnicas o podcast e a informação que nele deve constar.

Instruções para a gravação de podcasts

É simples gravar voz com uma qualidade razoável, recorrendo, por exemplo, a um smartphone. Nos vários sistemas existem apps gratuitas que permitem gravações de boa qualidade (AudioRecorder para Sony Android e AVR para sistemas IOS). Em gravações no exterior ou interior podem seguir-se algumas regras básicas:

I. Para conseguir a melhor qualidade de som, convém encontrar o espaço (em casa/ na biblioteca) que tem menos reverberação, ou seja, menos eco. Basta bater as palmas numa cozinha ou num quarto para perceber o que é reverberação. Na cozinha normalmente faz mais “eco”. Normalmente, a melhor divisão para gravar é aquela que tem mais móveis, pois estes ajudam a “cortar” o eco. Numa biblioteca, o espaço que tiver mais livros é o melhor.

II. Depois de encontrar o melhor espaço, deve escolher-se o cantinho mais agradável para estar sentado a ler ou a dizer o que se quer gravar. O leitor/ locutor deve colocar-se o mais perto possível do canto, de costas para a parede, com o telefone a cerca de um palmo da boca e experimentar gravar a voz.

Se for uma turma inteira a participar, devem sentar-se em círculo e colocar o telefone no centro.

III. Quando a gravação for feita no exterior, deve aproximar-se um pouco mais o telefone da boca de quem estiver a falar.

Nota: Não esquecer que o microfone dos telefones está em baixo. Por isso, ao gravar voz deve colocar-se o telefone de pernas para o ar.

IV. No final, ouvir sempre a gravação para verificar se é preciso repetir ou se está em boas condições.

V. Na gravação de um podcast para um tempo de antena terão de dizer obrigatoriamente, por esta ordem:

1. O nome da escola (Só mesmo o nome, sem nenhumas palavras antes e com uma pequena pausa depois);

2. O ano e turma a que pertencem;

3. O título e o autor do livro que vão defender;

4. O que têm para dizer acerca do livro.

5. Quando apelam ao voto, não devem mencionar o código do livro pelo qual estão a fazer campanha, mas apenas o seu título. Exemplo: “Vota A árvore generosa” (e não “Vota A01”).
VI. Os podcasts deverão ter a duração máxima de 1min 30s e ser enviados em formato mp3 para miudosavotos@visao.pt até 3 de fevereiro. Em “assunto” deverão escrever "Miúdos a Votos – Tempo de antena" e no texto do mail deverão mencionar o nome da escola, do professor responsável, da turma (ou do grupo) e do livro. 

O nome do ficheiro a enviar deverá ser o código do livro e o nome da escola (conforme a inscrição). Por exemplo: B23 + Escola Básica e Secundária de Mem Martins.

Até 24 de janeiro, deverá também ser preenchido um formulário, com informação sobre as ações de campanha prevista para a escola.


Sem comentários: