quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Investir na diversidade cultural e no diálogo multicultural



Publicações UNESCO





 http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001852/185202e.pdf
Relatório da UNESCO 2009



"A cultura desempenha um papel muito especial no mandato da UNESCO. Não só representa um campo específico de atividades, abrangendo a salvaguarda e promoção do património em todas as suas formas (tangíveis e intangíveis), incentivando a criatividade (particularmente nas indústrias culturais) e facilitando a compreensão mútua através do diálogo intercultural, como também permeia todos os campos de competência da UNESCO. É, portanto, uma fonte de satisfação que esta relevância transversal da cultura deva ser sublinhada com a publicação deste segundo volume na série dos relatórios mundais intersetoriais da UNESCO, dedicados à diversidade cultural.

De acordo com a sua função de estimular a reflexão internacional, a UNESCO recrutou a ajuda de muitos especialistas, pensadores, homens de ação e decisores na elaboração deste Relatório Mundial. Seguindo os pontos de referência, como a Conferência Mundial sobre Políticas Culturais da Cidade do México de 1982, a publicação de 1996 do relatório A Nossa Diversidade Criativa pela Comissão Mundial de Cultura e Desenvolvimento, presidida por Javier Pérez de Cuéllar, ex-Secretário-Geral das Nações Unidas, e a Conferência Intergovernamental de Estocolmo de 1998 sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento, o Relatório Mundial da UNESCO "Investindo na Diversidade Cultural e no Diálogo Intercultural" ampliou a reflexão sobre a cultura ao próprio intercâmbio cultural, destacando a natureza dinâmica da diversidade cultural e sua capacidade de renovar as nossas abordagens do desenvolvimento sustentável, do exercício efetivo de direitos humanos universalmente reconhecidos, da coesão social e da governança democrática.

A aceleração dos processos de globalização atribui um prémio às competências interculturais, tanto individuais como colectivas, que nos permitem gerir a diversidade cultural mais eficazmente e monitorar a mudança cultural. Sem tais competências, os mal-entendidos enraizados em questões de identidade podem proliferar. O fortalecimento dessas competências é fundamental para as recomendações do presente relatório, que governos, organizações governamentais e não governamentais, o setor privado e a sociedade civil devem procurar implementar como aspetos prioritários.

Através deste Relatório Mundial, a UNESCO deseja aproveitar os avanços dos últimos anos e, em particular, enfatizar que a diversidade cultural tem como corolário do diálogo intercultural, o que implica uma necessidade de ultrapassar o foco nas diferenças que só podem ser uma fonte de conflito, ignorância e mal entendidos. A diversidade cultural está relacionada com o processo dinâmico pelo qual as culturas mudam enquanto se mantêm, num estado de permanente abertura para o outro. A nível individual, isso é refletido em identidades culturais múltiplas e em mudança, que não são facilmente redutíveis a categorias definidas e que representam oportunidades de diálogo baseadas na partilha do que temos em comum para além dessas diferenças.

O valor desta nova abordagem da diversidade cultural é evidente não só nas atividades da UNESCO na esfera cultural; também ajuda a renovar as estratégias de organização em todos os seus outros campos de competência. Em questões tão importantes como o multilinguismo, a educação para todas as metas, o desenvolvimento de media de qualidade e o estímulo da criatividade ao serviço do desenvolvimento, estão a surgir novas soluções que precisam de ser exploradas em maior profundidade se a comunidade internacional se revelar igual às suas próprias ambições.

Com este Relatório Mundial, a UNESCO reafirma a relevância continuada da abordagem das Nações Unidas baseada na proclamação universal dos direitos humanos e nos princípios da governança democrática. Um melhor conhecimento e reconhecimento das nossas respetivas diferenças conduz, em última instância, a uma melhor compreensão mútua, com especial atenção aos objetivos que temos em comum. Desde a adoção da Constituição da nossa Organização, em 1945, esta verdade foi inscrita no coração da ação da UNESCO."


Koïchiro Matsuura [Diretor-Geral of UNESCO (2009)]. Prefácio a Investing in Cultural Diversity and Intercultural Dialogue. UNESCO. 2009. Tradução da nossa responsabilidade.





Sem comentários: