segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Dia internacional contra os testes nucleares



29 de agosto




Embrace! Um mundo livre de armas nucleares



Desde que o primeiro teste de armas nucleares teve lugar, em 16 de julho de 1945, ocorreram já cerca de 2.000 testes. No começo, ter armas nucleares foi visto como uma medida de sofisticação científica ou de força militar, com pouca consideração dada aos efeitos devastadores dos testes na vida humana, e muito menos aos perigos das provas nucleares de testes atmosféricos. A retrospetiva e a história mostram-nos os efeitos terríveis e trágicos dos testes de armas nucleares, especialmente quando as condições controladas desaparecem, que se agravam à luz das armas nucleares muito mais poderosas e destrutivas que existem hoje.

As tragédias humanas e os ambientais decorrentes de testes nucleares são razões convincentes para a necessidade de observar o Dia Internacional contra os Testes Nucleares - um dia em que eventos, atividades e mensagens educativas visam captar a atenção do mundo e ressaltar a necessidade de esforços unificados para evitar novos testes de armas nucleares.

O instrumento internacional para pôr fim a todas as formas de testes nucleares é o Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty (CTBT) mas, infelizmente, ainda não entrou em vigor. Entretanto, em 2 de dezembro de 2009, a 64ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 29 de agosto o Dia Internacional contra os Testes Nucleares, por unanimidade, adotando a resolução 64/35. Esta resolução exige uma maior consciencialização e educação "sobre os efeitos de explosões de testes de armas nucleares ou outras explosões nucleares e a necessidade de sua cessação como um dos meios para atingir o objetivo de um mundo livre de armas nucleares". 

Iniciado pela República do Cazaquistão, juntamente com um grande número de patrocinadores e co-patrocinadores com vista a comemorar o encerramento do site de Testes Nucleares de Semipalatinsk, em 29 de agosto de 1991, o Dia pretende galvanizar as Nações Unidas, Estados Membros, Organizações intergovernamentais e não governamentais, instituições académicas, redes juvenis e meios de comunicação para informar, educar e defender a necessidade de proibir os testes de armas nucleares como um passo valioso para alcançar um mundo mais seguro.

O ano de 2010 marcou a comemoração inaugural do Dia Internacional contra os Testes Nucleares. Todos os anos, desde então, o dia foi observado através da coordenação de várias atividades em todo o mundo, como simpósios, conferências, exposições, competições, publicações, palestras em instituições académicas, transmissões dos media e outras iniciativas.

Desde a sua criação, muitos desenvolvimentos a nível governamental bilateral e multilateral, bem como amplos movimentos da sociedade civil, ajudaram a avançar a causa da proibição de testes nucleares.



Que países têm armas nucleares?


Sem comentários: