sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Dia internacional da juventude



12 de agosto






Tema de 2017: Youth Building Peace






"Young people (...) are essential for any lasting solution leading to peace."
Irina Bokova

"O mundo nunca foi tão jovem e está cada vez mais jovem. O desenvolvimento de qualquer sociedade depende do modo como os jovens são alimentados e apoiados. 

Em 2015, havia 1,2 bilhão de jovens no mundo e mais de 600 milhões vivia em contextos frágeis e afetados por conflitos. Os jovens carregam os mais pesados encargos de conflitos e violência - eles também são essenciais para qualquer solução duradoura que conduza à paz.

Temos exemplos de todo o mundo. Nousha Kabawat ensina resolução de conflitos em campos de refugiados. Monday Collins é um ex-soldado infantil e um inspirador jovem pacificador. Nadiehezka Palencia é um jovem advogado dos direitos humanos a trabalhar no processo de paz colombiano. Cada um deles é membro da nossa Comunidade #YouthofUNESCO. Cada um é uma prova viva de que os jovens já estão a moldar o mundo para melhor - precisamos de reconhecer isso e apoiá-los.

Este é o espírito da Resolução 2250 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a juventude, a paz e a segurança, para envolver e associar com jovens mulheres e homens, e suas organizações, na promoção da paz e na prevenção do extremismo violento. A juventude está no coração da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, e a UNESCO está a trabalhar em todo o mundo para os apoiar não como beneficiários, mas como líderes, jogando papéis vitais a nível local, nacional e mundial. Isso começa com o trabalho para criar ambientes para capacitar jovens mulheres e homens como criadores de mudanças nas suas comunidades, para fortalecer os alicerces do diálogo e da paz, especialmente em zonas afetadas por conflitos ou violência."

Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Juventude - Youth Building Peace



O Dia Internacional da Juventude é comemorado em 12 de agosto de cada ano. O Departamento das Nações Unidas de Assuntos Económicos e Sociais (ONU DESA) incentiva todos os jovens, estruturas juvenis e sociedade civil a comemorar o Dia Internacional da Juventude de várias formas. Veja algumas das ideias no Toolkit que podem ajudar a planear as suas atividades sobre o tema deste ano : A juventude constrói a paz!





 http://nottooyoungtorun.org/
Clicar na imagem-logo para aderir à iniciativa



Os jovens não são só os líderes de amanhã. Eles são também os construtores da paz, hoje.


Sem comentários: