terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dia internacional dos povos indígenas do mundo


9 de agosto






O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, celebrado todos os anos em 9 de agosto, marca o dia da primeira reunião, em 1982, do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas da Subcomissão de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos.




© Shutterstock.com




Tema de 2017: 







"Este ano, celebramos o 10º aniversário da histórica Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Esta é uma oportunidade para honrar os direitos dos povos indígenas e seu contributo exclusivo para a compreensão mútua, a paz e o desenvolvimento sustentável. Os povos indígenas são guardiões e praticantes de culturas e relacionamentos únicos com o ambiente natural. Eles incorporam uma ampla gama de diversidade linguística e cultural no coração da nossa humanidade compartilhada. Proteger os seus direitos e dignidade é proteger os direitos de todos e respeitar a alma, o passado e o futuro da humanidade."
Continuar a ler o discurso de Irina Bokova, Directora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional dos povos indígenas do mundo 2017, AQUI (versão em inglês). 



Estima-se que haja 370 milhões de indígenas no mundo, a viver em 90 países. São menos de 5% da população mundial, mas representam 15% dos mais pobres. Eles falam uma maioria esmagadora das 7.000 línguas estimadas no mundo e representam 5.000 culturas diferentes.

Os povos indígenas são herdeiros e praticantes de culturas e formas únicas de relacionamento com as pessoas e com o meio ambiente. Eles mantiveram características sociais, culturais, económicas e políticas que são distintas das das sociedades dominantes em que vivem. Apesar das suas diferenças culturais, os povos indígenas de todo o mundo compartilham problemas comuns relacionados com a proteção dos seus direitos enquanto povos distintos.

Os povos indígenas buscaram o reconhecimento das suas identidades, modo de vida e do seu direito a terras, territórios e recursos naturais tradicionais durante anos ao longo da história; os seus direitos sempre foram violados. Hoje, os povos indígenas são indiscutivelmente os grupos de pessoas mais desfavorecidos e vulneráveis do mundo. A comunidade internacional agora reconhece que são necessárias medidas especiais para proteger os seus direitos e manter as suas culturas e modos de vida distintos.
(Nações Unidas. Tradução da nossa responsabilidade)




© UN Photo/O Monsen
Jovem com rena. Lapónia







Sem comentários: