sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Dia mundial humanitário 2017


19 de agosto

Tema da campanha de 2017: Civilians are #NotATarget (Civis #NãoSãoUmAlvo)













O Dia Mundial Humanitário (World Humanitarian Day/WHD) é celebrado todos os anos em 19 de agosto para homenagear os trabalhadores que arriscam as suas vidas a realizar serviço humanitário e a reunir apoios para as pessoas afetadas por crises em todo o mundo.

Por todo o mundo, o conflito tem um enorme impacto na vida das pessoas. Presos em guerras que não são da sua iniciativa/responsabilidade, milhões de civis são forçados a esconder-se ou a fugir para salvar as suas vidas. As crianças são retiradas da escola, as famílias são deslocadas das suas casas, e as comunidades são despedaçadas, e o mundo não está a fazer o suficiente para parar o seu sofrimento. Ao mesmo tempo, os trabalhadores da saúde e da ajuda humanitária - que arriscam as suas vidas para cuidar de pessoas afetadas pela violência - são cada vez mais alvo de ataques.


Uma criança do Yemeni olha para ruinas de uma casa destruida. ©UNICEF/Yemen/2015/Nabeel Al-Wazeer



Para o WHD 2017, os parceiros humanitários uniram-se para reafirmar que os civis capturados nos cenários de conflito são #NotATarget. Através de uma campanha online global com uma parceria inovadora com o Facebook Live, juntamente com eventos realizados em todo o mundo, pretende-se elevar a voz para defender os mais vulneráveis em zonas de guerra e exigir que os líderes mundiais usem o seu poder para proteger os civis nas/das zonas de/em conflito. 

Esta campanha surge na sequência do relatório do Secretário-Geral da ONU sobre a proteção de civis - Report of the Secretary-General on the protection of civilians in armed conflict -, lançado em maio deste ano. Estabelecendo o seu caminho para a protecção, o Secretário-Geral solicita o reforço do respeito pelo direito internacional humanitário e dos direitos humanos, bem como a protecção dos civis, incluindo os trabalhadores humanitários e médicos, bem como as infra-estruturas civis.



Sem comentários: