terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dia Internacional em memória das vítimas do holocausto


27 de janeiro





Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas para 2016



Durante a Segunda Guerra Mundial, seis milhões de judeus foram sistematicamente perseguidos e exterminados. Os nazis assassinaram também ciganos, presos políticos, homossexuais, pessoas com deficiência, Testemunhas de Jeová e prisioneiros de guerra soviéticos.


O Holocausto foi um crime colossal. Ninguém pode negar a evidência de que isso aconteceu. Ao lembrar as vítimas e honrar a coragem dos sobreviventes e daqueles que os protegeram e os libertaram, renovamos a nossa determinação de prevenir anualmente a prevenção de tais atrocidades e de rejeitar a mentalidade de ódio que lhes subjaz.


Da sombra do Holocausto e das crueldades da Segunda Guerra Mundial, as Nações Unidas foram criadas para reafirmar a fé na dignidade e no valor de cada pessoa e para defender os direitos de todos de viverem em igualdade e sem discriminação.

Estes princípios continuam a ser essenciais hoje. Pessoas em todo o mundo - incluindo milhões que fogem da guerra, da perseguição e da privação - continuam a sofrer discriminação e ataques contínuos. Temos o dever de lembrar o passado - e de ajudar aqueles que precisam de nós agora.

Por mais de uma década, The Holocaust and the United Nations Outreach tem trabalhado para educar os jovens sobre o Holocausto. Muitos parceiros - incluindo sobreviventes do Holocausto - continuam a contribuir para este trabalho essencial.

A memória do Holocausto é um poderoso lembrete do que pode acontecer quando deixamos de ver a nossa humanidade comum. Neste dia de memória do Holocausto, exorto todos a denunciar as ideologias políticas e religiosas que colocam pessoas contra pessoas. Vamos todos lutar contra o anti-semitismo e os ataques contra grupos religiosos, étnicos ou outros. Vamos criar um mundo onde a dignidade é respeitada, a diversidade é celebrada e paz é permanente.



Ban Ki-moon




Uma família judia no gueto de Piotrkow Trybunalski, no início da Guerra na Polônia. Todos que aparecem nesta foto foram assassinados pelos nazistas. Polônia, 1940.
Família judaica no gueto de Piotrkow Trybunalski, no início da Guerra na Polónia. 
Todos os que aparecem nesta foto foram assassinados pelos nazis. Polónia, 1940. 
Foto: US Holocaust Memorial Museum


Judeus do gueto de Lodz colocados em trens de carga para serem deportados para o campo de extermínio de Chelmno. Foto tirada em Lodz, Polônia, entre 1942 e 1944.
Judeus do gueto de Lodz colocados em comboios de carga para serem deportados para 
o campo de extermínio de Chelmno. Lodz, Polónia, entre 1942 e 1944. 
Foto: National Museum of American Jewish History, Philadelphia.



Oficiais soviéticos observam pilhas de corpos no campo de Klooga. Devido ao rápido avanço das forças soviéticas, os alemães não tiveram tempo para queimá-los com o intuito de esconder seus horrendos crimes. Klooga, Estônia, 1944.
Oficiais soviéticos observam pilhas de corpos no campo de Klooga. Devido ao rápido avanço das forças
            soviéticas, os alemães não tiveram tempo para os queimar com o intuito de esconder os seus horrendos 
crimes. Klooga, Estónia, 1944. Foto: Beit Lohamei Haghettaot




O Holocaust Memorial Museum disponibiliza múltiplas informações, em diversos suportes, sobre o Holocausto.



Sem comentários: