terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O Dicionário do Menino Andersen

 
 

"As palavras podem ser brinquedos. Podemos atirar palavras para o meio de uma sala, como atiramos uma bola. Podemos olhar para elas como se fossem objetos, vê-las fisicamente, rodeá-las, estudar-lhes o perfil.”
                                                                                                  Gonçalo M. Tavares 


 

 
 
 
Ficha técnica
 
Título: O dicionário do menino Andersen
 Autor: Gonçalo M. Tavares
 Editora: Planeta Tangerina
 Data de publicação: 2015
 ISBN: 978-989-8145-69-7
 Nº Páginas: 64




O menino Andersen era um grande inventor e não andava nada satisfeito com as definições de palavras que lia no dicionário. Por isso decidiu começar a escrever um dicionário novo, um dicionário que entusiasmasse os seus amigos.

Eis uma entrada da letra m:

MOSQUITO: animal que está mal sintonizado.
 
"A acompanhar o galo — 'um animal que ainda não foi informado de que já foi inventado o relógio-despertador' –, o fato de banho — 'uma roupa pequenina, que ainda não cresceu' –, e as restantes definições, de A a Z, estão ainda os desenhos de Madalena Matoso, que transformou um dicionário ilustrado numa espécie de 'manual técnico-poético' que recupera o imaginário dos livros de instruções, cheio de setas e maquinaria, ao mesmo tempo que pisca o olho às ilustrações das obras antigas." (Ana Dias Ferreira, Observador, 13 de dez. 2015).

 
 
Gonçalo M. Tavares encontrou-se com Andersen ainda menino para criar um dicionário inesperado que propõe um olhar novo sobre as coisas (e as palavras) que existem à nossa volta. Ao texto de Gonçalo M Tavares juntam-se as ilustrações de Madalena Matoso, num livro que vai entusiasmar leitores de todas as idades.
 
 


 
 

Sem comentários: