quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

João Amaral adapta para BD romance de Saramago




O livro A viagem do elefante, de José Saramago (um dos títulos selecionados na nossa escola para a prova de seleção do Concurso Nacional de Leitura), foi adaptado para banda desenhada por João Amaral, em 2014.

"Li o livro de uma rajada e senti o mesmo que tinha sentido quando adaptei A voz dos deuses [romance de João Aguiar]; estava a ver as imagens da história na minha cabeça", afirmou João Amaral à agência Lusa.


Diz Pilar del Rio, no prefácio que escreveu para este álbum, que "o caminho até Viena é tortuoso: João Amaral sabe-o bem porque o esteve a desenhar durante mais de dois anos passo a passo. Estava em sua casa e também ouviu os barritos do elefante, pelo que se pôs a delimitar a zona para que nenhum leitor se perdesse na aventura de ler. João Amaral estudou muito bem aquilo que José Saramago havia escrito e logo que o soube com todas as letras pintou-o para que nada na sua banda desenhada fosse falso."

O que mais agradou a João Amaral neste trabalho de adaptação do conto para BD foi a construção das personagens e o facto de se abordar a condição humana.


"Há quem pense que uma adaptação é só pegar nas palavras do autor, mas há coisas que na literatura funcionam de uma maneira que depois não funciona em banda desenhada. Tenho muitas sequências de silêncio, que no livro são palavras", afirmou.




José Saramago, que publicou A viagem do elefante em 2008, dois anos antes de morrer, entra na banda desenhada como o narrador da viagem de Salomão, o elefante.

Esta adaptação para BD faz parte dos títulos recomendados pelo PNL para o 3º Ciclo, leitura autónoma.

João Amaral, nascido em Lisboa em 1966, já trabalhou no jornalismo, em publicidade e ilustrou manuais escolares. Da obra publicada fazem parte a adaptação para BD do romance A voz dos deuses, de João Aguiar, em conjunto com Rui Carlos Cunha, e a BD As cinzas da revolta, assinando como Jhion, com argumento de Miguel Peres.

Para além da BD, A viagem do elefante foi também adaptado para um espetáculo de teatro de rua, produzido pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, já apresentado em várias cidades portuguesas, nomeadamente Figueira de Castelo Rodrigo: 



Espetáculo comunitário de teatro de rua - revisitação teatral do Caminho de Salomão



João Amaral estará na nossa escola no dia 22 de fevereiro para mais um Encontro(s) com autores.


Sem comentários: