terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A viagem do elefante em BD


Entrevista com João Amaral, aquando do lançamento do seu livro de BD A viagem do elefante (1)



"A verdade é que quando li o livro, não só fiquei imediatamente preso a ele, como começaram a surgir imagens na minha mente e pensei que havia ali muito bom material para fazer uma adaptação."

João Amaral



As Leituras do Pedro (ALP) - Porquê adaptar Saramago?

João Amaral (JA) - E porque não adaptar Saramago? Já anteriormente tinha pensado em realizar uma adaptação do Ensaio Sobre a Cegueira, uma obra que achei admirável em todos os sentidos. No entanto, nunca avancei com ela, porque soube entretanto que o Fernando Meirelles estava a realizar o filme baseado no romance e pensei que os dois projetos poderiam colidir e assim abandonei a ideia...



ALP - Porquê A Viagem do Elefante?

JA - Bem, a verdade é que este foi um livro que me foi apresentado pela minha mulher que, conhecendo-me melhor do que ninguém, pensou, quando o leu, que seria algo que eu gostaria de fazer. E não se enganou. A verdade é que quando li o livro, não só fiquei imediatamente preso a ele, como começaram a surgir imagens na minha mente e pensei que havia ali muito bom material para fazer uma adaptação. Anteriormente, isso já me tinha acontecido com A Voz dos Deuses, de João Aguiar e com o romance que referi na questão anterior. Por isso, não quis, desta vez, perder a oportunidade de me aventurar num projeto que soube, desde sempre, que iria ser longo.


(1) Publicado no blogue As leituras do Pedro. Versão integral da entrevista que serviu de base ao texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Novembro de 2014.

Fotos e imagens disponibilizadas por João Amaral. 



Ler entrevista completa no blogue As leituras do Pedro...




Sem comentários: