quarta-feira, 20 de junho de 2018

Histórias de refugiados






Conheça a incrível história de Mahmoud, o menino refugiado sírio de nove anos


Em 2012, Mahmoud e a sua família fugiram da sua cidade natal, Aleppo, na Síria, quando a guerra civil assolou o país. Estabeleceram-se no Egito, alugando um pequeno apartamento nos subúrbios do Cairo. Não muito tempo depois, porém, com a enorme inquietação no país e subsequente remoção do presidente Mohamed Morsi, a opinião pública voltou-se contra os sírios que buscavam refúgio no Egito. Mahmoud tornou-se vítima de valentões e foi fisicamente atacado. Com medo e incapaz de frequentar a escola, o jovem recusou-se a deixar o apartamento da sua família. 

"Eu queria deixar este lugar porque aqui não há escola e eu não tenho amigos", disse Mahmoud em 2013. "Eles estavam sempre a bater-me."

O pai de Mahmoud, Mohamed Farid, também não viu futuro para seu filho mais velho no Egito e tomou a decisão angustiante de colocar o seu filho num barco ilegal para a Itália, sozinho.

"Ninguém envia o seu filho para o mundo sozinho, a menos que viva com um medo real. As nossas vidas são muito difíceis aqui."

No entanto, o barco que Mahmoud tomou foi destruído antes mesmo de deixar as águas egípcias. O menino passou então os cinco dias seguintes num centro de detenção sem a sua família. Quando ele regressou ao Cairo, o bullying recomeçou, mas ele permaneceu resoluto.

"Eu tenho o sonho que um dia teremos uma nova casa em um lugar melhor. Eu irei para a escola e farei novos amigos", declarou este incrível menino.

Assista à próxima parte da história de Mahmoud AQUI e leia mais sobre a jornada de Mamoud.

Infelizmente, a história de Mahmoud não é um caso isolado.
Muitos são aqueles que, fugindo à guerra ou a regimes políticos ditatoriais, arriscam as suas vidas atravessando os mares.

Conheça algumas dessas histórias divulgadas na página da Agência de Refugiados das Nações Unidas, UNHCR.

Sem comentários: