quarta-feira, 20 de junho de 2018

Dia mundial dos refugiados


Ou estamos juntos ou falhamos.


Num mundo onde a violência força milhares de famílias a fugirem todos os dias para salvar as suas vidas, agora é a hora de mostrar que o público global está com os refugiados.

No Dia Mundial do Refugiado, celebrado todos os anos no dia 20 de junho, comemoramos a força, a coragem e a perseverança de milhões de refugiados. Este ano, o Dia Mundial do Refugiado também marca um momento chave para o mundo mostrar apoio às famílias forçadas a fugir.





Mensagem do Secretário Geral da ONU 

O que faria se fosse forçado a deixar a sua casa?

Hoje, mais de 68 milhões de pessoas em todo o mundo são refugiados ou internamente deslocados como resultado de conflito ou perseguição. Isso é equivalente à população do 20º maior país do mundo.

No ano passado, uma pessoa foi deslocadaa cada dois segundos. Principalmente nos países mais pobres.

No Dia Mundial dos Refugiados, todos devemos pensar no que mais podemos fazer para ajudar. A resposta começa com unidade e solidariedade.

Estou profundamente preocupado ao ver mais e mais situações em que os refugiados não recebem a proteção de que precisam e a que têm direito.

Precisamos de restabelecer a integridade do regime internacional de proteção aos refugiados. No mundo de hoje, nenhuma comunidade ou país que forneça refúgio seguro a pessoas que fogem da guerra ou da perseguição deve ficar sozinho e sem apoio.

Ou estamos juntos ou falhamos.

Este ano, um Pacto Global sobre os Refugiados será apresentado à Assembléia Geral da ONU. Ele oferece um caminho a seguir e reconhece as contribuições dos refugiados às sociedades que os hospedam.

Enquanto houver guerras e perseguições, haverá refugiados. No Dia Mundial dos Refugiados, peço que se lembre deles.

As suas histórias são histórias de resiliência, perseverança e coragem. O nosso deve ser de solidariedade, compaixão e ação.

António Guterres

Sem comentários: