segunda-feira, 4 de junho de 2018

Poluição dos oceanos: a voz dos jovens






Estudantes multiculturais internacionais colaboraram num projeto não comercial de elaboração de cartazes sobre o Dia mundial dos oceanos com departamentos de design de 33 academias e universidades dos cinco continentes.

Foram selecionadas instituições da Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Colombia, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Índia, Indonésia, Irão, Irlanda, México, Moçambique, Nova Zelândia, Peru, Rússia, África do Sul, Suécia, Uruguai, EUA e Venezuela. 

O projeto foi iniciado no final de 2016 e terminou em janeiro de 2018. Contou com a colaboração de mais de 50 professores e 1000 alunos. Cada instituição participante contribuiu com um máximo de 10 trabalhos.  

Os cartazes são um apelo visual para ajudar a preservar a Criação - o nosso planeta azul, como a voz visual dos jovens do mundo.

Pretende-se que cubram todos os aspetos da poluição com plásticos. Por exemplo, a poluição ambiental de costas e praias, peixes e aves marinhas que comem plásticos têm uma morte cruel, micro plásticos de roupas sintéticas, cientistas que descobrem plástico nos peixes que comemos e até mesmo no sal.

O projeto de comunicação global foi dirigido e curado por Helmut Langer, Alemanha (www.helmut-langer.eu), designer de comunicação de renome internacional e palestrante experiente em todo o mundo, bem como ex-presidente do Conselho Internacional de Design.


Eis alguns dos cartazes apresentados:


Indonesia. IDS International Design School - Amanda Dorotea Susanto



Irlanda. Limerick School of Art & Design/LIT - Barry Walsh



Peru. Universidad San Ignacio De Loyola - Dennisse Hong




Rússia.The Russian Presidential Academy of National Economy and Public Administration
Panepa Korabelnikov



Suécia. Beckmans Designhögskola - John Bengtsson




Estados Unidos. Western Connecticut State University - J. Navarro




Velezuela. Instituto de Diseño Darias IDDAR de Caracas - Peter Mendoza




Austrália. Swinburne University - Christine von Arnim




China. Central Academy of Fine Arts - Zhang Rui




China. Fine Arts School of Hangzhou Normal University - Zhu




Brasil. Instituto Mauá de Tecnologia - Guilherme Cru



Sem comentários: