terça-feira, 19 de junho de 2018

Quero o meu sexo de volta!




E não me venham com o género que isso nunca me deu prazer.

- Por Comendador Marques de Correia





"[...] Ora eu estava disposto a não ceder no ponto do masculino e do feminino ser sexo. Outra coisa é o meu género: bem apessoado, bem disposto, engraçado, numa palavra, um género interessante que o dedo, fosse qual fosse o seu sexo ou género, deveria apreciar com todo o rigor. Não se deve ser juiz em causa própria e por isso mesmo não me caberia a mim dizer qual o meu género e esperava que o dedo de unhas roxas mo dissesse. 

- Estamos mal - disse o dedo irritado - Isto é para dizer se o senhor é masculino ou feminino.

Tentei explixar-lhe que género masculino ou feminino eram categorias gramaticais, tal como tinha aprendido na minha instrução primária, talvez no fim do século XIX. Nas pessoas é sexo que se pergunta. Mas aí o dedo fez um discurso a dizer que eu era sexista, machista, misógeno e mais uns adjetivos que não irei reproduzir aqui [...]."

Cartas Abertas", in E-Revista Expresso, 9 de junho de 2018, p. 22"




Sem comentários: