domingo, 25 de fevereiro de 2018

Encontro com o escritor João Tordo










Na passada quinta-feira, dia 22 de fevereiro, os alunos do 9º C, 10º H, 11º I, 12º E, 12º F e 12º H estiveram no Auditório 1 da Camilo para um Encontro com o escritor João Tordo, organizado pela Biblioteca escolar com a colaboração da Leya.








Nos breves noventa minutos que durou o Encontro, alunos e professores presentes ficaram a conhecer um pouco melhor o escritor - o projeto de vida (pres)sentido aos 12 anos com a leitura de Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski, a primeira frustação da escrita, com bilhete de amor tornado alvo da chacota coletiva no recreio da escola, o interesse pela conceção da personagem, com a leitura de Moby Dick, de Herman Melville, o que o motiva a escrever, os processos de escrita, a dimensão da escrita como autodescoberta de si e dos outros, a importência de ter recebido o Prémio Saramago, com a publicação de As três Vidas, o seu recente interesse pelo budismo.

Das mulheres, diz ter descoberto o traço que as distingue - a compaixão - com a narradora do seu romance O Paraíso Segundo Lars D., em cuja voz confluem diverass figuras femininas da sua infância.

Sobre O Ano Sabático (obra escolhida na Camilo para a prova de seleção do Concurso Nacional de Leitura), interrogado relativamente à atmosfera enigmática e à oscilação ontológica com que o leitor se confronta no seu percurso hermenêutico de atribuição de sentido(s), João Tordo confessa que, de certo modo, a escrita desse romance constituiu uma espécie de libertação do sentimento de culpa pela morte do irmão gémeo, poucos horas após ter nascido. 

Simpático, disponível, com um discurso agradável e de tom confessional q.b., o escritor a todos conquistou.

João Tordo, que tem já publicados 10 romances, prepara-se para lançar um novo livro, em março, com o título Ensina-me a voar sobre os telhados. Sobre este novo romance, o escritor adiantou que se passa entre Lisboa e o Japão. 


Sem comentários: