sábado, 3 de fevereiro de 2018

Filosofia: perspetivas de ensino


Professora do Rio Grande do Sul observa aulas na Camilo





Simone Becher, professora de Filosofia do Ensino Secundário, no Brasil, a realizar o Curso de Doutoramento na UTAD, esteve na nossa escola para tentar conhecer de perto o ensino em Portugal, em particular, a dinâmica nas aulas de Filosofia.

No final, deixou-nos o seu relato sobre as observações nas aulas de Filosofia do 10º A, que aqui partilhamos.



Simone Becher com o 10º A


"Meu nome é Simone Becher. Sou estudante de doutoramento em Educação e professora de Filosofia do ensino secundário no Brasil. Cheguei em Vila Real em Outubro para um período de seis meses de estudos e pesquisa na UTAD sob orientação do professor Dr. Joaquim Escola. Um dos meus objetivos de investigação aqui em Portugal diz respeito a realizar visitas e observações em escola de ensino secundário, a fim de compreender a realidade escolar e juvenil de uma escola pública portuguesa e, em específico entender a dinâmica das aulas de filosofia no ensino secundário português.

Para minha alegria, fui apresentada pelo professor Dr. Escola à professora Fernanda que gentilmente cedeu espaço em suas aulas para que eu pudesse fazer as observações nas suas aulas na Escola Secundária Camilo Castelo Branco. A  turma escolhida pela professora foi a 10º A.

Desde a minha chegada na escola senti-me bem recebida e bem acolhida tanto pelos funcionários, quanto pela professora Fernanda e sua turma de 27 alunos do 10º ano. Fiquei encantada com a estrutura da escola que une o antigo e clássico, com o novo e o moderno. A escola tem uma vida e um movimento muito bonitos e ricos. Em toda parte pude observar trabalhos e produções dos alunos, bem como um cuidado com a qualidade do espaço, limpeza e clima amistoso e ordeiro nos seus corredores. Em seus murais pude observar campanhas muito importantes de conscientização que mostram uma preocupação da escola que vai para além das notas e do desempenho em sala de aula.

A maioria das minhas observações no decorrer das aulas giraram em torno de questões mais técnicas da área da educação, entretanto, pude observar também as questões mais comportamentais e humanas das dinâmicas da aula da professora Fernanda. Um dos fatos que me chamou a  atenção foi a atenção e a participação ativa da maioria dos estudantes durante as aulas. Guiados sabiamente pela professora Fernanda, os jovens pareciam realizar um percurso pelo conhecimento com muita autonomia e interesse. Os alunos estavam sempre dispostos a colaborar com a aula, realizar leituras em voz alta tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa e francesa. Fiquei encantada com a bagagem cultural dos alunos. Percebi também que as aulas da professora Fernanda são cuidadosamente preparadas para que os conteúdos e o conhecimento de filosofia sejam levados aos alunos de maneira muito leve e ao mesmo tempo com profundidade. A todo momento, pude observar um movimento de a trazer a filosofia para a realidade em que vivemos, e , em especial, para a realidade dos jovens. A professora Fernanda utilizou uma riqueza de materiais e instrumentos didáticos que jamais observei em aulas já frequentadas anteriormente. Certamente os alunos que estão nas suas aulas, além de adquirirem um conhecimento significativo de filosofia, também realizam um percurso pela história, cinema e literatura invejáveis.

Como o conteúdo que estava a ser ministrado dizia respeito aos aspectos da cultura na visão da filosofia, tive a grata oportunidade de apresentar para a turma alguns dos aspectos culturais da região Sul do Brasil, região na qual nasci e resido e que, raramente, aparece na mídia internacional. Foi muito interessante perceber o encantamento dos estudantes quando notaram as semelhanças culturais entre Portugal e Brasil, bem como as diferenças e aspectos específicos da cultura do Sul do Brasil.

Na última aula que observei, para minha surpresa, os alunos haviam se organizado, sob a supervisão da professora e realizaram uma apresentação especial sobre Vila Real para mim. Foi muito emocionante ver os jovens que muito articulados, falaram com muito amor e respeito sobre a cidade em que vivem. Também neste dia, fui presenteada com uma bela escultura de Barro Negro e com doces da região.

Finalizei as observações com muitas informações úteis para minha pesquisa, mas sobretudo, com o coração cheio de alegria e gratidão pela oportunidade que tive de conhecer a turma do 10º A e sua querida e estimada professora Fernanda. Agradeço a todos pelo acolhimento, simpatia e afeto.

Com imensa estima,


Simone Becher.
(texto em português do Brasil)


Ver AQUI o powerpont  disponibilizado pela professora Simone.


Sem comentários: