domingo, 11 de fevereiro de 2018

Dia internacional das mulheres e meninas na ciência


11 de fevereiro






Quebrar o código: educação de qualidade igual para todos


Mensagem conjunta de Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO e Phumzile Mlambo-Ngcuka, Diretora Executiva da UN Women pata o Dia internacional das mulheres e meninas na ciência


O nosso futuro será marcado pelo progresso científico e tecnológico, assim como o nosso passado. Esse progresso futuro será maior quando se basear no talento completo, na criatividade e ideias das mulheres e meninas na ciência.

A maioria dos países, industrializados ou não, estão longe de alcançar a paridade de género em disciplinas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) em todos os níveis do sistema educacional. Esse déficit alimenta a lacuna no emprego. De acordo com estimativas do Instituto de Estatística da UNESCO, as mulheres atualmente representam menos de 30% da força de trabalho de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo.

Os setores de ciência e tecnologia em rápido crescimento são vitais para as economias nacionais. Combater alguns dos maiores desafios da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - de melhorar a saúde para combater as mudanças climáticas - dependerá do modo como soubermos aproveitar todos os talentos. Isso significa que precisamos de alcançar um aumento significativo no número de mulheres que entram e permanecem nas carreiras de STEM.

Uma das principais ferramentas para combater a desigualdade de género nas ciências é desmantelar as barreiras colocadas às meninas e mulheres, em casa, na sala de aula e no local de trabalho. Isso requer uma mudança de atitudes e o desafio dos estereótipos. Precisamos de abordar percepções tendenciosas entre professores, empregadores, colegas e pais da adequação de meninas e mulheres jovens para aprender ciência - ou aprender de todo - perseguir carreiras científicas ou liderar e administrar em áreas académicas.

É difícil para as meninas acreditarem em si mesmas como cientistas, exploradoras, inovadoras, engenheiras e inventoras quando as imagens que veem nos media, nos livros didáticos e na publicidade refletem os papéis estreitos e limitadores de género. É por isso que a UN Women lidera a iniciativa Unstereotype Alliance, que encoraja os anunciantes, empresas de tecnologia e influenciadores a banir retratos antigos e estereotipados de género em propaganda que possam diminuir ou limitar o papel das mulheres na sociedade. Essas representações imprecisas podem dificultar a carreira das mulheres, inclusive como inovadoras científicas.

O relatório de 2017 do Painel de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre o Empoderamento Económico das Mulheres explorou o impacto dessas normas sociais adversas e destacou a necessidade de diálogo com crianças e adolescentes, de modo a que tanto meninas quanto meninos se vejam igualmente capazes desde a primeira infância. Também analisou maneiras de promover modelos positivos como um dos principais impulsionadores das mudanças para aumentar a participação económica das mulheres em todo o mundo. 

Mentores de mulheres fortes podem mostrar às mulheres e meninas o caminho para a liderança na academia, pesquisa e negócios ao longo de suas carreiras. É por isso que a UNESCO, juntamente com a Fundação L'Oréal, tem encorajado as mulheres cientistas nas últimas duas décadas através dos Prémios Women in Science, destinados a celebrar as conquistas das mulheres. O Manifesto "For Women in Science" recentemente lançado é um apelo para nutrir o talento das mulheres, apoiar a educação das meninas em assuntos STEM e garantir a igualdade de oportunidades para que as mulheres participem plenamente e liderem o amplo espectro de órgãos científicos de alto nível.

A UN Women e a UNESCO estão empenhadas em continuar a trabalhar no sistema da ONU e com todos os nossos parceiros públicos, privados e da sociedade civil para garantir que as meninas e as mulheres sejam representadas de forma mais justa e concedam todas as oportunidades que precisam para prosperar em disciplinas científicas e faça as descobertas de ponta do futuro.



Sem comentários: