domingo, 4 de fevereiro de 2018

Safer Internet Day 2018


6 de fevereiro

Tema do SID 2018: 
“Create, Connect and Share Respect: a better internet starts with you”






O Dia da Internet mais Segura 2018 (Safe Internet Day/SID) será celebrado em todo o mundo na terça-feira, 6 de fevereiro de 2018, com o slogan "Cria e partilha com responsabilidade: uma internet melhor começa contigo".

Tendo como objetivo promover o uso seguro e positivo da tecnologia digital para crianças e jovens, o Dia da Internet mais seguracoordenado pela rede conjunta Insafe / INHOPE, com o apoio da Comissão Europeia e dos Centros nacionais da Internet mais Segura em toda a Europa, é celebrado em mais de 100 países. 

Do cyberbullying às redes sociais, das fake news (literacia mediática) aos realcionamentos e ao sexting, dos discursos de ódio à radicalização, o SID tem como objetivo abordar os problemas atuais que influenciam especialmente os usuários jovens em linha. 

A Internet é uma ferramenta poderosa com enormes oportunidades de aprender, aprimorar habilidades e adquirir novas habilidades e conhecimentos. No entanto, com as oportunidades vêm riscos. O objetivo do SID é aumentar a conscientização, mas também ajudar, através de ações concretas, a criar não só um lugar seguro, mas também um lugar melhor para estar online. Para atingir esse objetivo, o SID convida crianças, jovens estudantes, professores, pais, forças policiais, indústria, decisores políticos, agentes de decisão e outras partes interessadas a unirem-se e a co-criarem uma melhor Internet.

Neste dia, mas também ao longo de todo o mês de fevereiro, a celebração desta efeméride oferece, pois, a oportunidade de divulgação de usos positivos da tecnologia e de explorar o papel que todos nós desempenhamos na criação de uma melhor e mais segura comunidade online

Envolve-te!


Descobre mais sobre a estratégia da Comissão Europeia para uma Internet Melhor para os jovens no sítio da Agenda Digital - Digital Agenda website.





Consulta a página da Seguranet que disponibiliza sugestões de atividades e recursos de apoio e convida as escolas a registarem-se para poder dar visibilidade às ações promovidas durante o mês de fevereiro.


Sem comentários: