quinta-feira, 27 de março de 2014

Sugestões de leitura





http://leituras-na-areia.blogspot.pt/2013/02/bichos-de-miguel-torga.html




Quem gostou dos Bichos de Torga, também vai gostar de


 - Cão como nós, de Manuel Alegre 


http://nlivros.blogspot.pt/2007/10/co-como-ns-manuel-alegre.html



- Marley e Eu, de John Grogran 


http://www.fnac.pt/Marley-et-Eu-John-Grogan/a178655



  
http://www.livrosdobrasil.com/livro_detail.php?ART_ID=1114
Quem gostou dos Maias, também vai gostar de

 - Eça Agora - Os herdeiros de Eça, uma obra escrita a várias mãos (Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria), publicada pela Oficina do Livro. 


                                                       

A.A.V.V. (2007). Eça Agora - Os Herdeiros de Os Maias, Lisboa: Oficina do Livro


"Tudo começa no Alegrete, palacete meio arruinado em que vive Afonso da Maia, avô de Carlos da Maia, jovem médico que se apaixona por Maria Hermengarda, fugindo dos ataques sensuais da Condessa de Varinho e deixando de lado a espampanante Lara Marlene, filha do riquíssimo Silvestre do Ó Saraiva, construtor civil que fez a sua larga fortuna através de métodos muito pouco recomendáveis.
À volta de Carlos movimentam-se Damásio Malcede, o lisboeta novo-rico, João da Régua, o eterno futuro-ministro, o Palma Cavalito, diretor da Trombeta do Demónio, e muitas outras personagens herdeiras dos famosos? Maias? que se movimentam freneticamente numa crónica de costumes ao gosto deste tempo prodigioso do replay e do fast food.
No meio deste enredo surge mesmo o espírito de Eça de Queiroz a pôr alguma contenção a personagens e autores.

Num registo entre o queirosiano e a telenovela, quiseram os autores, cada um a seu modo, aplicar-se num enredo paralelo ao de Os Maias, observando a sociedade portuguesa do início do século XXI pelo monóculo risonho e severo do grande Eça. Resumiu um deles: «Certamente, o Eça escreveria melhor mas não diria pior»".




  - Eça Agora. Para comemorar os seus 40 anos de existência, o Semanário Expresso  decidiu assinalar os 125 anos do lançamento de Os Mais, de Eça de Queirós, e homenagear uma obra que continua a ser um dos melhores textos ficcionais da autognose nacional. A forma encontrada para esta efeméride foi a publicação da coleção literária Eça agora, composta por sete volumes.

Para além dos próprios Maias, de Eça, publicados nos dois primeiros volumes, e do já antológico ensaio de Carlos Reis, Introdução à leitura de Os Maias (7º vol.),  revisto e atualizado, a coleção inclui Os Novos Maias (vol. 3-6), escritos por seis escritores contemporâneos - José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Mário Zambujal, José Rentes de Carvalho, Gonçalo M. Tavares e Clara  Ferreira Alves - que foram desafiados a continuar a história da família  Maia até 1973, data da fundação do Expresso .


EcaAgora 
       
   Leia:


Ler mais:


                                          


- Veja também na Visão de 12 de dezembro de 2013, as propostas alternativas de Ricardo Araújo Pereira para os desenvolvimentos e finais de alguns dos romances de Eça: Os Maias, A Relíquia, O Crime do Padre Amaro e O Primo Basílio.





http://entreostextosdamemoria.blogspot.pt/2013/09/visao-1292013-p98.html



Sem comentários: