quinta-feira, 27 de março de 2014

Dia mundial do teatro'14 | Vicente, um perfil de Vontade

 

 

 SEMANA DA LEITURA

                                       19 dias a ler!


  



  
   
Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, um grupo de alunos do  9º A fez a leitura dramatizada de algumas cenas do texto Vicente, um perfil de vontade,  uma adaptação do conto de Miguel Torga.

 Este texto, de autoria coletiva dos alunos desta turma, é uma adaptação ao texto dramático do conto "Vicente", de Torga.

Foi produzido ano letivo transato, aquando do estudo do conto, sob orientação da professora de Português, Julieta Pinto, e da Professora Bibliotecária, Adelaide Jordão, e publicado no último número do Boletim Cultural da Escola, que saiu no dia 17 de março. 


  A leitura dramatizada deste extrato teve lugar na escadaria de acesso à Biblioteca, no intervalo das 9h 45m.

  
  
  
   
Os alunos do 8º ano assistiram à leitura dramatizada
  

  

     


 




Transcrevemos o excerto lido:



http://pescadordeaves.blogspot.pt/2013/11/corvo-marinho-de-faces-brancas.html








Cena III

Narrador“A insólita partida foi presenciada por grandes e pequenos num respeito calado e contido. Pasmados e deslumbrados, viram-no, temerário, de peito aberto, atravessar o primeiro muro de fogo com que Deus lhe quis impedir a fuga, sumir-se ao longe nos confins do espaço. Mas ninguém disse nada. (Pausa) O seu gesto foi naquele momento o símbolo da universal libertação.”

O Narrador fica de novo na penumbra.

 Cena IV
De repente, ouve-se a voz de Deus.

Deus (em voz off, como um trovão) - Onde está o meu servo Vicente? (ouve-se o som de trovões mais fortes).

Bípedes e quadrúpedes mostram-se aterrorizados.

Noé (um velho patriarca, com longos cabelos e barbas brancas, vestindo uma túnica branca, de sandálias e com um bastão na mão direita; a medo) - Deve andar por aí, Senhor… (grita) Vicente! Vicente! (vira-se para os animais) Que é do Vicente?! (silêncio geral e novo grito) Vicente…! (virando-se novamente para os animais da arca) Ninguém o viu? (em tom de desespero) Procurem-no! (A criação inteira continua calada e Noé insiste) Vicente! Vicente! Em que sitio é que ele se meteu?

Compadecido, o Animal 1 aproxima-se de Noé.

Animal 1- Vicente fugiu…

Noé (cada vez mais desesperado) – Fugiu?! Fugiu como?!

Animal 1- Fugiu… Voou…
Noé fica em pânico, com a manga da túnica limpa o suor da testa. As pernas tremem-lhe. Ao mesmo tempo que cai, todas as luzes se apagam por instantes. Quando o palco volta a estar iluminado, veem-se os animais encolhidos de medo, encostados uns aos outros, olhando para todos os lados.

Deus (som de fortes trovões) – Noé, onde está o meu servo Vicente?!!!

Noé (acorda, levanta-se trémulo e confuso, apoia-se no seu bastão) - Senhor, o teu servo evadiu-se. Mas ninguém o maltratou… Eu nunca o ofendi. Dei-lhe sempre a sua ração diária… Foi a sua própria insubmissão que o levou. Ele não admitia que mandassem nele… (ajoelha-se com dificuldade e a tremer) Perdoa-lhe! Perdoa-me! Salva-o, que, como tu mandaste, só o guardei a ele…
Deus (interrompe, em tom de censura) - Noé, Noé!... (desiludido) - Noé…

Silêncio. Ouve-se apenas o choro infantil de Noé, que cai prostrado. A luz incide de novo sobre a figura do Narrador.

 Cena V

Narrador -”Entretanto, suavemente, a Arca ia virando de rumo.”... (os animais simulam o movimento da Arca, virando-se todos para o mesmo lado) “E a seguir, como que guiada por um piloto encoberto, como que movida por uma força misteriosa uma força misteriosa, apressada e firme -, ela que até ali vogara indecisa e morosa ao sabor das ondas –, dirigiu-se para o sítio onde quarenta dias antes eram os montes da Arménia. Na consciência de todos a mesma angústia e a mesma interrogação.”

Apaga-se a luz que incide sobre o Narrador. Entre os animais, situados no centro do palco, cresce a angústia e a ansiedade.

 Cena VI

Animal 2 (dirigindo-se à boca de cena) - E agora? (Pausa) O que é que o Senhor vai fazer? (Pausa) Como é que tudo isto vai terminar?

Animal 3 (dirigindo-se à boca de cena) - Será que Deus vai obrigar o corvo a regressar à Barca?

Animal 4 (dirigindo-se à boca de cena) - Acham que o vai sacrificar só para servir de exemplo a todos nós?

Animal 5 (dirigindo-se à boca de cena) - E terá o nosso amigo Vicente resistido à fúria do vendaval e à escuridão da noite?

Animal 6 (dirigindo-se à boca de cena ) -  Se está vivo, se venceu todos os obstáculos, onde é que ele está? (Pausa) Em que lugar do universo poderá ainda haver um retalho de esperança?

Um foco de luz incide de novo sobre o Narrador ao mesmo tempo que os animais regressam ao centro do palco.


 
http://www.viva-agenda.com/evento/23479/Dia+Mundial+do+Teatro





Episódio do Jantar no Hotel Central, de Os Mais, de Eça de Queirós


Leitura dramatizada

Ainda no âmbito da celebração do Dia Mundial do Teatro, a professora Rosa Canelas, que já tinha colaborado com a Biblioteca no dia Mundial da Poesia,  lendo poemas nas salas de aula, visitou a turma do 11º H, na aula de Português (das 10h05m às 11h35m), para desafiar  alunos e professora,  Anabela Carvalho, a fazer uma leitura dramatizada do Episódio do Jantar no Hotel Central, de Os Mais, de Eça de Queirós (tendo feito previamente a adaptação do extrato narrativo ao texto dramático). 



  
http://teresamarques2009.files.wordpress.com/2012/03/hotel-central-net.jpg



https://themaias.wordpress.com/2008/05/09/eca-de-queiroz-caricatura-2/

 
O repto foi aceite! Aqui ficam algumas imagens desta experiência  de leitura!







Bons espetáculos! 
                                                                 E Boas Leituras!


Sem comentários: