quinta-feira, 20 de março de 2014

Ciclo de palestras na Camilo 2014





  Semana da Leitura 2014

19 dias a ler!




Inicia-se hoje, na nossa escola, o Ciclo de palestras
da Semana da Leitura 2014/SL
                     

Como este ano letivo a SL da RBVR se prolonga por 19 dias, as palestras terão lugar em três quintas-feiras (dias 20 e 27 de março e 3 de abril), às 21h, na Biblioteca, tendo como público-alvo toda a toda a comunidade escolar. 


O professor Álvaro Pinto, docente de História na nossa escola, irá falar sobre O testamento de D. Afonso II, considerado por muitos o primeiro texto escrito em língua portuguesa.


D. Afonso II.
Disponível na BNP em http://purl.pt/4099




Testamento de D. Afonso II.
Disponível em http://cursodefilologiaportuguesa.blogspot.pt/2008/08/3-manuscrito-portugus-sculo-xiii.html




O professor Joaquim Almeida, docente do Departamento de Línguas Românicas e Clássicas irá abordar o tema O Renascimento e as gramáticas das línguas vulgares: Gramática da língua portuguesa de João de Barros.
Segue-se o resumo da sua conferência sobre a segunda gramática da língua portuguesa:
João de Barros demonstra, no conjunto da sua obra, ser possuidor de uma sólida formação cultural, de feição humanista, que a diversidade de interesses e a variedade de géneros que cultivou manifestam, mas a Gramática da Língua Portuguesa (1540) talvez seja a obra mais representativa do espírito renascentista do autor. De facto, ela é a pedra basilar de um projeto pedagógico-didático, constituído pela Cartinha para aprender a ler (1539), o Diálogo da Viciosa Vergonha (1540) e a Gramática da Língua Portuguesa, que inclui o Diálogo em Louvor da nossa linguagem (1540), as quatro peças do seu programa de aprendizagem da língua portuguesa.
 A Gramática da Língua Portuguesa reúne o essencial de cada parcela da gramática, à luz da tradição latina, desenvolvendo sobretudo a morfologia (etimologia). Além disso, Barros resume o seu compêndio a um conjunto de preceitos, que não tem em linha de conta a consideração da gramática como ciência mas apenas como arte (ars), destinado aos meninos do Reino que têm a língua portuguesa como mãe e às pessoas dos povos conquistados que percorrem milhares de léguas para a aprenderem. Parece que o gramático, fiel à sua intenção pedagógica, tinha precisamente a preocupação de ser pouco exaustivo nas suas exposições, ou seja, tendo em conta aqueles a quem destina a gramática, o seu objetivo seria o de apresentar apenas os preceitos e exemplos essenciais à captação da realidade linguística e idiomática da língua portuguesa.
                                                                                                                                                           Joaquim Almeida 


Sem comentários: