quarta-feira, 19 de março de 2014

Semana da leitura'14 | Aulas abertas


  Semana da leitura




AULAS ABERTAS
 Dia 19 de março. Auditório 2. 10h 05m
Literatura e Ciência: 
Unidades de medida ao longo dos tempos em Portugal, por António Fortuna

 

 


“acordarom e poseram por postura que qualquer que nam afinar as medidas e varas pessas  os moradores da cidade cada mês e os do termo de três em três meses Outrosy se lhe forem achadas medidas ou pessoas [sic] nam verdadeiras que paguem por cada huua vez cinquoenta livras pera o comçelho afora as penas que lhe per direito devem a dar por medirem por medidas falsas”.
                    Livro das Posturas Antigas, Leit. de Teresa Campos Rodrigues, Lisboa, CML, 1974, pp. 78-79: “das medydas e varas e pesas”.



O que têm de comum a poesia satírica medieval, o Auto da Índia de Gil Vicente, Anátema, de Camilo Castelo Branco, e Malhadinhas, Aquilino Ribeiro?

Bem, estes foram alguns dos textos e autores abordados pelo Dr. António Fortuna, docente na nossa escola, para apresentar a sua Aula Aberta/Palestra sobre as Unidades de medida ao longo dos tempos em Portugal.



Assim, na aula de Física e Química, os alunos do 10º A, ouviram falar de unidades de medida (que entretanto caíram em desuso, sobretudo a partir de 1975, com a adoção  do sistema decimal) a partir da leitura de textos literários.



Aula Aberta - 10º A




Para a medição do comprimento, foram referidas as medidas antropomórficas: braça,  palmo, polegada, côvado, jarda, pé. 



                                  Disponível em http://promontoriodamemoria.blogspot.pt/2012/10/antigas-medidas-de-peso-volume-e.HTML



Outras medidas referidas: alqueire, quarta, arrátel, canada, quartilho, meio quartilho.
  
A título de curiosidade, os alunos ficaram a saber que na Idade Média as medidas-padrão eram gravadas em monumentos medievais portugueses e que diferiam de terra para terra.







 Esta interessante palestra, que associa a Ciência à Literatura, será repetida no dia 3 de abril, quinta-feira, pelas 21 horas, na Biblioteca Escolar, desta vez tendo como público alvo toda a comunidade educativa.




Dia 21 de março. 8h 15m e 16h45m. Sala 5


 

Línguas e Literaturas Peninsulares: um passado comum?, por Ana Paula Fortuna


Nesta aula aberta, a professora Ana Paula Fortuna abordou a questão da origem das línguas peninsulares, explorando a poesia trovadoresca, nomeadamente textos de Martin Codax e de Bernardo de Bonaval.



  

 

                         


Sem comentários: