“Se somos o que lemos, e lemos pouco ou nada, que país somos hoje e o que se perspetiva para o futuro?”
Mais de metade dos portugueses não lê livros, uma realidade que está fortemente associada à educação, já que muitos não têm memória de os pais alguma vez os terem levado a uma livraria ou lhes terem oferecido um livro.
61% dos portugueses não leram um único livro no último ano, segundo um inquérito conduzido pela Fundação Gulbenkian e pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. “Não faltam esforços públicos e privados para incentivar a leitura, mas alguma coisa está a correr mal.”, pode ler-se num comunicado da RTP.
No novo episódio do programa “É Ou Não É” da RTP1 serão analisados os hábitos de leitura dos portugueses para perceber o que pode ser feito para incentivar os mais jovens a não ignorem os livros e também será abordada a importância dos livros face aos novos desafios como o cinema, a televisão e as redes sociais.
Dia 3 de maio, às 22:15.
Em "É Ou Não É? - O Grande Debate" é um espaço de debate da RTP1 onde se pretende promover a discussão e dissipar dúvidas, mas acima de tudo acrescentar conhecimento sobre os principais assuntos da actualidade, desde a Saúde, à Educação, à Justiça, mas também dos desafios com que o futuro nos interpela diariamente, designadamente ao nível tecnológico e ambiental.
Carlos Daniel é o moderador deste espaço de debate que conta com a presença de personalidades da vida pública e especialistas para uma reflexão tão interessante quanto profunda sobre os tempos de mudança onde a investigação, a inovação e os problemas do mundo global são fatores decisivos e presentes nas nossas vidas.
12 episódios disponíveis na RTP Play
Sem comentários:
Enviar um comentário