quinta-feira, 31 de março de 2022

Pensamento criativo: A habilidade de pensar fora da caixa






















O que é o Pensamento Criativo?

O pensamento criativo é uma habilidade que ajuda a desenvolver ideias interessantes e valiosas. O Oxford Dictionary define o pensamento criativo como "o uso da imaginação ou de ideias originais para criar algo". Ser imaginativo e pensar fora da caixa é fundamental para o sucesso em todos os setores. Um dos pensadores mais proeminentes do mundo sobre criatividade, Edward de Bono, acrescenta que esta consiste em quebrar velhos hábitos e ver as coisas de novas formas, seja com uma nova abordagem a um desafio ou uma solução para uma disputa em curso.



Vantagens do Pensamento Criativo

O Pensamento Criativo permite uma abordagem inovadora das questões e cultivar a abertura de espírito. Utilizando-o podem-se produzir novas ideias, analisar eventos, encontrar temas e desenhar alternativas aos sistemas operacionais estabelecidos.

- Proporciona confiança: Quando se emprega a criatividade para explorar ideias e conceitos diversos, fortalece-se a confiança e potencia-se o melhor de cada um.

- Dá autoconfiança: A criatividade permite-lhe trabalhar nos seus objetivos e atingi-los com total realização.

- Ajuda a enfrentar situações: À medida que o pensamento criativo leva a experimentar e a inovar, expande-se o conhecimento coletivo relativamente a vários métodos para lidar sem esforço com todas as situações.

- Liberta o stress: O pensamento criativo pode combater o stress, uma vez que permite a inovação para além de quaisquer limites.

- Exprime talentos ocultos: O pensamento criativo permite alimentar a curiosidade e desbloquear talentos ocultos.

- Desenvolve a inteligência emocional: O pensamento criativo promove a consideração das circunstâncias a partir de múltiplas perspetivas, o que o pode ajudar a construir empatia e inteligência emocional.



Desenvolver o Pensamento Criativo

Ser um pensador criativo permite encontrar novas formas de abordar as situações existentes, reconhecer a importância de vários pontos de vista, metodologias e teorias, ligar pensamentos e ver paralelos entre situações totalmente diferentes.

Eis algumas formas de construir o pensamento criativo:

- Estabelecer o propósito e a intenção: Concentrar-se nos objetivos e misturar novas ideias para resultados desejáveis.

- Construir competências de comunicação: Boas capacidades de comunicação ajudam a expressar ideias e a partilhar a criatividade com confiança.

- Encorajar a autonomia: as realizações mais significativas provêm da criatividade decorrente da liberdade para pensar.

- Criar equipas diversificadas: A diversidade aumenta a criatividade. Equipas com elementos de diversas origens e áreas de especialização que partilham os seus pensamentos tornam-se mais inovadoras.

- Construir a motivação: Promover e apoiar crenças inovadoras dos membros de uma equipa motiva-os, sendo muito relevante recompensar a criatividade.

- Proporcionar oportunidades para explorar: Incentivar os membros de uma equipa a colaborar e a partilhar os seus pensamentos, a explorar, testar e refinar novas ideias ajuda a progredir.

Ler artigo completo no Blogue da RBE


Sem comentários: