sábado, 27 de março de 2021

Mensagem do Dia Mundial do Teatro

 


O Dia Mundial do Teatro foi iniciado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro (ITI). É celebrado anualmente no dia 27 de março pelos Centros ITI e pela comunidade internacional de teatro. Vários eventos teatrais nacionais e internacionais são organizados para marcar esta ocasião. Uma das mais importantes é a circulação da Mensagem do Dia Mundial do Teatro, através da qual, a convite do ITI, uma figura de estatura mundial partilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura de Paz. A primeira Mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau em 1962.

Helen Mirren, atriz de teatro, cinema e televisão é a autora da mensagem do Dia Mundial do Teatro 2021







“Este tem sido um momento muito difícil para o espetáculo ao vivo e muitos artistas, técnicos, artesãos e artesãs têm lutado, numa profissão já de si plena de insegurança. 

Talvez essa omnipresente insegurança os tenha tornado mais aptos a sobreviver a esta pandemia com sagacidade e coragem. 

Nestas novas circunstâncias, a sua imaginação já se traduziu em inventivas, divertidas e comoventes formas de comunicar, graças, claro, em larga medida, à internet. 

Os seres humanos contam histórias uns aos outros desde que estão no planeta. A bela cultura do teatro viverá enquanto nós ficarmos aqui. 

O impulso criativo de escritores, desenhadores, bailarinos, cantores, atores, músicos, encenadores, nunca será sufocado e no futuro muito próximo ele florescerá com uma nova energia e um novo entendimento sobre o mundo que todos partilhamos. 

Mal posso esperar!"

Tradução: Ricardo Simões / Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana - Portugal


Sem comentários: