Mulheres na liderança:
Alcançando um futuro igual num mundo COVID-19
As mulheres estão na linha da frente da crise do COVID-19, como profissionais de saúde, cuidadoras, inovadoras, organizadoras comunitárias e como alguns dos líderes nacionais mais exemplares e eficazes no combate à pandemia. A crise destacou a centralidade das suas contribuições e os fardos desproporcionais que as mulheres carregam.
O tema deste ano para o Dia Internacional, "Mulheres na liderança: Alcançando um futuro igual em um mundo COVID-19", celebra os enormes esforços de mulheres e meninas em todo o mundo para moldar um futuro mais igualitário e recuperação da pandemia COVID-19.
Mensagem do Secretário-Geral da ONU 2021, António Guterres
A pandemia COVID-19 apagou décadas de progresso em direção à igualdade de género.
De grandes perdas de empregos a cargas explosivas de cuidados não remunerados, de escolaridade interrompida a uma crise crescente de violência e exploração doméstica, as vidas das mulheres foram destruídas e os seus direitos corroídos.
As mães - especialmente as mães solteiras - enfrentaram ansiedade e adversidades agudas.
As consequências vão durar muito mais que a pandemia.
Mas as mulheres também estão na linha de frente da resposta à pandemia.
Elas são os trabalhadores essenciais para manter as pessoas vivas e manter as economias, comunidades e famílias unidas.
Elas estão entre os líderes que mantiveram as taxas de prevalência mais baixas e os países no caminho da recuperação.
O Dia Internacional da Mulher deste ano destaca o poder transformador da participação igualitária das mulheres.
Vemos isso nas Nações Unidas, onde estou orgulhoso por termos alcançado a paridade de género em cargos de liderança da ONU pela primeira vez na história.
A evidência é clara.
Quando as mulheres lideram no governo, vemos maiores investimentos na proteção social e maiores avanços contra a pobreza.
Quando as mulheres estão no parlamento, os países adotam políticas de mudança climática mais rígidas.
Quando as mulheres estão na mesa da paz, os acordos são mais duradouros.
E com as mulheres a servir agora em número igual nos cargos de liderança nas Nações Unidas, vemos uma ação ainda mais concertada para garantir a paz, o desenvolvimento sustentável e os direitos humanos.
Num mundo dominado por homens com uma cultura dominada por homens, a igualdade de género é essencialmente uma questão de poder.
Os homens são uma parte essencial da solução.
Exorto os países, empresas e instituições a adotar medidas e cotas especiais para promover a participação igualitária das mulheres e alcançar mudanças rápidas.
À medida que recuperamos da pandemia, os pacotes de apoio e estímulo devem ser direcionados especificamente às mulheres e meninas, inclusive por meio de investimentos em empresas pertencentes a mulheres e na economia de cuidados.
A recuperação da pandemia é a nossa oportunidade de deixar para trás gerações de exclusão e desigualdades.
Seja dirigindo um país, uma empresa ou um movimento popular, as mulheres estão a fazer contribuições que atendem a todos e impulsionam o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
É hora de construir um futuro igual. Este é um trabalho para todos - e para o benefício de todos.
Obrigada.
Sem comentários:
Enviar um comentário