terça-feira, 2 de abril de 2019

Os livros ajudam-nos a desacelerar









Estou com pressa! ... eu não tenho tempo! ... Adeus! ... Ouvimos palavras como estas quase todos os dias [...]. Não menos frequentemente ouvimos que vivemos na era do excesso de informação, da velocidade e da pressa.

Mas se pegarmos num livro, imediatamente sentimos uma mudança. Parece que os livros têm essa qualidade maravilhosa - eles ajudam-nos a desacelerar. Assim que abrimos um livro e mergulhamos nas suas profundezas tranquilas, não temos mais medo que as coisas passem a uma velocidade enlouquecedora sem nós vermos nada. De repente, passamos a acreditar que não precisamos de sair do inferno como um morcego para fazer um trabalho urgente de pouca importância. Nos livros, as coisas acontecem em silêncio e de forma ordenada. Talvez porque as suas páginas estejam numeradas, talvez porque as páginas sussurram gentil e suavemente enquanto as folheamos. Nos livros, eventos do passado calmamente encontram eventos que ainda estão por vir.

O universo de um livro está aberto; felizmente funde a realidade com imaginação e fantasia. E às vezes perguntamos se foi num livro ou na vida que observámos o modo maravilhoso como as gotas de neve, derretendo, escorrem do telhado, ou quão agradável é a parede do vizinho coberta de musgo. Sabemos de um livro ou da realidade que as bagas de Rowan não são apenas bonitas, mas também amargas? Foi num livro ou na realidade que estivemos deitados na relva de verão, ou sentados com as pernas cruzadas, observando as nuvens navegarem pelo céu?

Os livros ajudam-nos a não nos apressarmos, os livros ensinam-nos a perceber as coisas, os livros convidam-nos ou até nos fazem sentar por um tempo. Nós geralmente lemos sentados, com um livro na nossa mesa ou em nossas mãos, não é?

E você, não experimentou já outro milagre: quando lêmos um livro, o livro lê-nos? Sim, é claro, os livros podem ler. Eles leem a nossa testa, as sobrancelhas, os cantos dos nossos lábios enquanto eles sobem e descem, mas, em primeiro lugar, os livros leem os nossos olhos. E olhando os nossos olhos, eles veem ... Bem, vocês sabem o quê!

Tenho a certeza de que os livros nunca ficam entediados quando estão em suas mãos. Alguém que gosta de ler - seja criança ou adulto - é muito mais interessante do que alguém que não se importa com livros, que está sempre correndo contra o relógio, que nunca tem tempo para sentar, que não percebe muito do que o cerca.

No Dia Internacional do Livro Infantil, o meu desejo para todos nós é:

Que haja livros interessantes para leitores e leitores interessantes para livros!

Escrito e ilustrado por Kêstutis Kasparavičius (tradução para português da nossa responsabilidade, AJ)


Sem comentários: