segunda-feira, 1 de abril de 2019

Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo



2 de abril

Tema para Dia Mundial de Consciência sobre o #Autismo é: “Tecnologias assistivas, participação ativa”

@antonioguterres reafirmou o compromisso da #ONU em promover participação plena de todas as pessoas com autismo






Mensagem 2019 do Secretário-Geral da ONU 



Durante o Dia Mundial da Consciência sobre o Autismo, posicionamo-nos contra a discriminação, celebramos a diversidade da comunidade global e reforçamos o nosso compromisso com a plena inclusão e participação de pessoas com autismo. Ajudar essas pessoas a atingir o seu pleno potencial é uma componente essencial dos esforços que fazemos para cumprir a promessa central da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: não deixar ninguém para trás.
A comemoração deste ano destaca a importância de pessoas com autismo que acessam tecnologias de apoio acessíveis para levar uma vida independente e exercer efetivamente os seus direitos humanos básicos. O acesso a essas tecnologias continua a ser difícil em todo o mundo devido a grandes obstáculos, como alto custo, escassa disponibilidade e desconhecimento do potencial que eles têm.
O nosso trabalho em prol da igualdade de género e do empoderamento das mulheres deve atingir todas as mulheres e meninas do mundo. De igual modo, os nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem cumprir a promessa de não deixar ninguém para trás, formulado na Agenda 2030.
No ano passado, coloquei uma estratégia de novas tecnologias no local para garantir que as tecnologias novas e emergentes são consistentes com os valores consagrados na Carta das Nações Unidas, convenções de direito e dos direitos humanos internacionais, incluindo a Convenção sobre os Direitos de Pessoas com Deficiência. Durante o World Autism Awareness Day reafirmamos o nosso compromisso com estes valores, incluindo a igualdade, equidade e inclusão, e a nossa determinação em promover a plena participação de todas as pessoas com autismo, certificando-se de que elas têm as ferramentas necessárias para exercer os seus direitos e liberdades fundamentais.

António Guterres

Sem comentários: