sábado, 6 de abril de 2019

Dia internacional do desporto para o desenvolvimento e a paz


6 de abril







O desporto tem desempenhado historicamente um papel importante em todas as sociedades, seja na forma de desportos competitivos, atividades físicas ou brincadeiras. 

Mas pode perguntar-se: o que é que o desporto tem a ver com as Nações Unidas? 

De facto, o desporto apresenta uma parceria natural para o sistema das Nações Unidas (ONU), incluindo a UNESCO:


- Como direito fundamental
O desporto e a brincadeira são direitos humanos que devem ser respeitados e cumpridos em todo o mundo;

- Como ferramenta poderosa para a construção da paz
Enquanto linguagem universal, o desporto tem sido cada vez mais reconhecido e usado não - apenas pelo sistema das Nações Unidas, mas também por organizações não-governamentais (ONGs), governos, agências de desenvolvimento, desportos, federações, forças armadas e meios de comunicação - como uma ferramenta de baixo custo e alto impacto nos esforços humanitários, de desenvolvimento e de construção da paz, da tolerância e da compreensão, aproximando as pessoas das fronteiras, culturas e religiões. 
Os seus valores intrínsecos como o trabalho em equipa, a justiça, a disciplina, o respeito pelo oponente e as regras do jogo são compreendidos em todo o mundo e podem ser aproveitados no avanço da solidariedade, coesão social e coexistência pacífica.

Os programas desportivos permitem encontros em território neutro e num ambiente onde a agressão pode ser controlada, regulada e transformada e, portanto, facilita a aproximação e a reconciliação entre as partes opostas.

Embora o desporto, por si só, não possa impedir ou resolver um conflito agudo, representa um meio flexível e eficaz em termos de custos para o trabalho de socorro pós-conflito e para a construção da paz, bem como para a prevenção de conflitos.

 - Como facilitador do Desenvolvimento Sustentável
O desporto provou ser uma ferramenta flexível e económica na promoção de objetivos de paz e desenvolvimento. Desde o início dos ODMs em 2000, o desporto tem desempenhado um papel vital no aprimoramento de cada um dos oito objetivos, facto que tem sido reconhecido em inúmeras resoluções da Assembleia Geral. Na Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável, o papel do desporto para o progresso social é ainda mais reconhecido:

"O desporto também é um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. Reconhecemos a crescente contribuição do desporto para a realização do desenvolvimento e da paz na sua promoção da tolerância e respeito e as contribuições para o empoderamento das mulheres e dos jovens, indivíduos e comunidades, bem como para os objetivos de saúde, educação e inclusão social."

O desporto não pode mais ser considerado um luxo dentro de qualquer sociedade, mas sim um investimento importante no presente e no futuro, particularmente nos países em desenvolvimento. 

UNESCO (Texto adaptado. Tradução da nossa responsabilidade. A.J.)






Sem comentários: