domingo, 2 de dezembro de 2018

Empoderamento Digital de Pessoas com Deficiência



Tive a sorte de ter acesso à tecnologia de ponta, que me permitiu continuar com o meu trabalho e comunicar as minhas teorias, pensamentos e ideias, mesmo depois de a minha doença me rer roubado a minha voz natural. Sem essa tecnologia eu seria mudo, um prisioneiro dentro da minha mente. Eu nem seria capaz de pedir uma chávena de chá, e muito menos descrever a minha teoria de como começou o universo ... ”
Professor Stephen Hawking (Reino Unido)



Stephen Hawking 
Fonte: https://www.biography.com/news/stephen-hawking-biography-facts



Em todo o mundo existe mais de um bilhão de pessoas com deficiência. A sua existência é dificultada por estruturas jurídicas inadequadas para proteger os seus direitos e a falta de recursos financeiros e humanos para realizar as suas atividades relacionadas com necessidades básicas. Além disso, elas também sentem a falta de oportunidades para aceder a informações e conhecimentos, bem como aos benefícios do desenvolvimento científico e tecnológico.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (IDPD) é comemorado desde 1992 para promover a consciencialização e mobilizar apoio para questões críticas relacionadas com a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade e no desenvolvimento. O Dia trabalha para promover ações para aumentar a consciencialização sobre questões de deficiência e chamar a atenção para os benefícios de uma sociedade inclusiva e acessível para todos. Governos, agências da ONU, organizações da sociedade civil, instituições académicas e o setor privado são incentivados a fazer parcerias com organizações de pessoas com deficiência para organizar eventos e atividades para comemorar o Dia.





O prémio 2018 da UNESCO / Emir Jaber Al Ahmad Al Jaber Al Sabah para Empoderamento Digital de Pessoas com Deficiência é atribuído aos vencedores em 3 de dezembro de 2018. Em cooperação com o Governo do Estado do Kuwait, o Prémio UNESCO / Emir Jaber al-Ahmad al-Jaber al-Sabah para o Empoderamento Digital das Pessoas com Deficiência visa recompensar as contribuições destacadas de indivíduos e organizações que promovem a inclusão e o aprimoramento dos direitos humanos das pessoas com deficiência na sociedade através da aplicação eficaz, inovadora e inclusiva das soluções digitais.


Sem comentários: