segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

2019 | Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos




A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é mais do que apenas um guia ou catálogo de todos os átomos conhecidos no universo; é essencialmente uma janela para o universo, ajudando a expandir a nossa compreensão do mundo à nossa volta. No próximo celebra-se o 150º aniversário da sua criação pelo cientista russo Dmitry Ivanovich Mendeleev.

"A tabela periódica dos elementos químicos é uma das conquistas mais importantes e influentes na ciência moderna, refletindo a essência não só da Química, mas também da Física, Biologia e outras disciplinas. É uma ferramenta única, dando aos cientistas a oportunidade de prever a aparência e propriedades dos elementos na Terra e no universo como um todo ”, disse Jean-Paul Ngome-Abiaga, coordenador das celebrações do Ano na UNESCO.“ Essa observância, incluindo atividades em todo o mundo, sublinhará a sua importância para a ciência, tecnologia e desenvolvimento humano sustentável".

Mais uma prova da relevância continuada da tabela periódica para a ciência será um tributo durante o Ano das descobertas avançadas recentemente completadas de quatro elementos super pesados ​​da Tabela Periódica de Mendeleiev com números atômicos 113 (Nihonium), 115 (Moskovi), 117 (Tennesin). ) e 118 (Oganesson), que só foram possíveis através de cooperação científica internacional.

O Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos é uma extensão do Ano Internacional da Química em 2011 e do Ano Internacional da Cristalografia em 2014. Este ano também oferece uma oportunidade para a UNESCO promover as ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, inclusivamente através do Programa Internacional de Ciências Básicas (IBSP) da UNESCO.

"Acredito que esses eventos planeados para 2019 demonstrarão o importante papel das ciências básicas na solução de problemas em todo o mundo, demonstrando o progresso gerado pelas descobertas científicas e incentivando a próxima geração a expandir as fronteiras do conhecimento humano, como Dmitry Mendeleyev demonstrou, no século 19 ", disse Jean-Paul Ngome-Abiaga.

Em 20 de dezembro de 2017, durante a sua 72ª sessão, a Assembleia Geral da ONU proclamou 2019 o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Anteriormente, esta iniciativa foi patrocinada pela Federação Russa no âmbito da UNESCO e foi aprovada na 39ª sessão da Conferência Geral da Organização.

Mais de 150 importantes centros científicos em todo o mundo apoiaram a ideia de proclamar o Ano, incluindo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), a União Internacional de Física Teórica e Aplicada, a Associação Europeia de Ciências Químicas e Moleculares, o Conselho Internacional para a Ciência (ICSU), a União Astronômica Internacional, o Instituto Conjunto para Pesquisa Nuclear (JINR) e a União Internacional de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia. 

A UNESCO-IBSP e a IUPAC coordenarão o Ano Internacional em cooperação com sociedades químicas e sindicatos nacionais, regionais e internacionais.



Sem comentários: