quarta-feira, 11 de outubro de 2017

MIBE'17 - Formação para as literacias







O Programa da nossa Escola para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares contempla a realização de sessões de formação para as literacias, dirigidas particularmente a alunos que frequentam o nosso estabelecimento de ensino pela primeira vez.

Ontem, às 11h:45, coube aos alunos do 7º C iniciar estas sessões





Para além das regras de funcionamento da BE, da distribuição dos espaços e dos recursos existentes, os alunos ficaram também a conhecer um pouco da história centenária da escola, particularmente do seu fundo documental museológico. Viram  textos originais do século XIX produzidos por antigos alunos e o libreto de Amor de Perdição (adaptação à opra da obra homónima de Camilo Castelo Branco), editado em 1919; ouviram ler extratos do Diário manuscrito da Visitadora da Escola, datado de 1937, e fizeram uma curta visita ao arquivo colonial.

No final, uma surpresa: todos os alunos foram presenteados com uma cópia, a cores, da versão digital de uma produção textual de um antigo aluno, datada de 1879 - Descripção de Villa Real:






A concluir a visita, os alunos foram convidados a participar num breve brainstorming: escrever num placard a  palavra que associam a biblioteca.

O resultado é aqui divulgado sob a forma de uma palavra nuvem. 







Promovidas pela Biblioteca Escolar, e orientadas pela Professora Bibliotecária, Dra. Adelaide Jordão, as sessões de formação para as literacias realizam-se ao longo do mês de outubro e contam com a colaboração dos professores de Português. 






 



Sem comentários: