quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Dia Mundial do Património Audiovisual


27 de outubro







"Através de imagens e som, o património audiovisual fornece uma visão única do passado como base para a busca do futuro. [...] Vinculando o passado ao presente, esse património faz parte da nossa história comum e deve ser salvaguardado e compartilhado como uma fonte de identidade e pertença, inovação e criatividade ". Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO


Os documentos audiovisuais, como filmes, programas de rádio e televisão, são o nosso património comum e contêm os registos primários da história dos séculos XX e XXI. Infelizmente, essa herança está agora em perigo, porque gravações de som e imagens em movimento podem ser destruídas deliberadamente ou irremediavelmente perdidas como resultado da negligência, decadência e obsolescência tecnológica. Através de iniciativas como o Dia Mundial do Património Audiovisual e o Programa Memória do Mundo, o trabalho dos profissionais de preservação é encorajado, a fim de gerenciar a gama de fatores técnicos, políticos, sociais, financeiros e outros que ameaçam a salvaguarda do nosso audiovisual herança.

"Descubra, lembre e partilhe" é o tema da celebração deste ano do Dia Mundial do Património Audiovisual.

A Conferência Geral da UNESCO aprovou a comemoração de um Dia Mundial do Património do Audiovisual em 2005 como um mecanismo para aumentar a consciencialização geral sobre a necessidade de preservar e salvaguardar material audiovisual importante para as gerações futuras e para tomar medidas urgentes para conservar esse património e garantir que ele permanece acessível ao público agora, e às futuras gerações.

Sem comentários: