terça-feira, 24 de outubro de 2017

Dia das Nações Unidas


24 de outubro 




O Dia da ONU marca o aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas. Com a ratificação deste documento fundador pela maioria dos seus signatários, incluindo os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, as Nações Unidas surgiram oficialmente.

O 24 de outubro foi celebrado como Dia das Nações Unidas desde 1948. Em 1971, a Assembleia Geral das Nações Unidas recomendou que o dia seja observado pelos Estados Membros como feriado público.



Mensagem do Secretário Geral da ONU, António Guterres para 2017:



Tradução da mensagem de António Guterres

O nosso mundo enfrenta muitos desafios graves.
Alargamento de conflitos e desigualdades.
Clima extremo e intolerância mortal.
Ameaças de segurança - incluindo armas nucleares.
Temos as ferramentas e a riqueza para superar esses desafios. A vontade é tudo o que precisamos.
Os problemas do mundo transcendem as fronteiras.
Temos de transcender nossas diferenças para transformar o nosso futuro.
Quando conseguirmos os direitos humanos e a dignidade humana para todas as pessoas, elas construirão um mundo pacífico, sustentável e justo.
No Dia das Nações Unidas, deixem-nos, 'Nós, os Povos', fazer dessa visão uma realidade.
Obrigado. Shokran. Xie Xie. Obrigado. Spasibo. Gracias. Obrigado.

António Guterres







Nações Unidas - Fanfare para todos os povos


Nações Unidas - Fanfare para todos os povos é um um filme curto produzido para celebrar o 70º aniversário das Nações Unidas. 

Incorpora seis idiomas e mostra o trabalho das Nações Unidas na linha da frente da paz e da segurança, dos direitos humanos e do desenvolvimento. Usando tecnologia de ponta - incluindo drones e fotografia aérea - este filme mostra imagens nunca antes vistas da ONU, bem como imagens dramáticas de todo o mundo. Apresenta também a voz do Mensageiro da Paz da ONU, e ator, Michael Douglas, bem como imagens de tirar o fôlego do conhecido cineasta francês Yann Arthus-Bertrand.

Uma partitura sinfónica inspiradora e original, criada pelo célebre compositor Rolando Gori, foi encomendada para este filme e realizada por uma orquestra ao vivo.





Em 2015, a ONU festejou o seu 70º aniversário. Esta efeméride constitui uma oportunidade para refletir - visitar a história da ONU e fazer um balanço das suas conquistas duradouras. É também uma oportunidade para destacar onde a ONU - e a comunidade internacional como um todo - precisa redobrar os seus esforços para enfrentar os desafios atuais e futuros nos três pilares do seu trabalho: paz e segurança, desenvolvimento e direitos humanos.



Sem comentários: