terça-feira, 18 de julho de 2017

Deuses da mitologia grega e romana





Partenon ou Partenão, templo dedicado à deusa grega Atena.

Construído no século V a.C., na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga.

Acrópole de Atenas



Os gregos baseavam as suas crenças nos mitos; os romanos dedicavam a sua atenção sobretudo aos rituais.



Na antiga Grécia, “as divindades eram humanamente cativantes e assumiam a forma de belos jovens e de belas donzelas que povoavam os bosques, as florestas, os rios, os mares, sempre em perfeita harmonia com a beleza terrena e com a alegria das águas cristalinas. É aqui que reside o milagre da mitologia grega, através de um mundo humanizado, sendo os homens libertos de um medo paralisante face ao desconhecido omnipotente, o absurdo aterrador, venerado em outras regiões. Desta forma, os espíritos terríficos que enxameavam a terra, o ar e o mar, foram banidos da Grécia Antiga. 


Em síntese, o mundo da mitologia grega nunca significou pavor para o espírito humano. É verdade que os deuses eram desconcertantes mas viviam como homens, alimentavam-se de ambrósia e não de pão, bebiam néctar e não vinho e falavam entre eles uma língua especial, mas no fundo comportavam-se como os humanos, com os seus vícios, as suas fraquezas, mas também com as suas grandezas e qualidades. Os primitivos gregos fizeram de um mundo de medos e receios um outro mundo em que a beleza e a ordem reinavam em toda a sua plenitude. Contudo, este quadro resplandecente tem por vezes algumas manchas negras, dado que os deuses não se importavam de tomar atitudes e cometer actos impensáveis para os seres humanos.”

Alberto Manuel Vara Branco, "A mitologia grega, uma concepção genial produzida pela humanidade: os condicionalismos religiosos e históricos na civilização helénica", Spectrum, p. 64.



                                                            Demeter, Chipre


Entre os séculos II e I a.C., os romanos conquistaram a Península Balcânica, local onde a civilização grega se desenvolveu, e os deuses gregos foram sendo absorvidos pela mitologia romana ou latina e ganharam novos nomes. 

A grande maioria dos deuses romanos tem equivalente na mitologia grega, mas a forma como a religião romana encara e explica as divindades é diferente, portanto é impossível afirmar serem as mesmas entidades. Para além dos deuses gregos, os romanos também incorporaram deuses das religiões existentes na antiga Itália, incluindo as primeiras civilizações romana e etrusca.






Sem comentários: